C.Vale

Notícias

14/06/2012 | Inicia nesta sexta-feira período de vazio sanitário da soja

Começa a vigorar no Paraná nesta sexta-feira (15), prosseguindo até 15 de setembro, mais um período de vazio sanitário para o plantio de soja. Durante esses 90 dias não poderá haver nenhuma área plantada e nem restos de culturas em lavouras, estradas e carreadores. A medida é adotada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento com a finalidade de evitar a proliferação do fungo da ferrugem asiática, que causa danos econômicos expressivos às lavouras. O desrespeito à norma pode ocasionar multa e outras sanções aos agricultores.
Produtores rurais que não seguirem o vazio sanitário poderão receber penalidades que vão da advertência até multa, variável entre R$ 50,00 e R$ 5 mil, conforme prevê a lei estadual 11.200/95, que dispõe sobre a definição e normas para a Defesa Sanitária Vegetal no Estado do Paraná. Também ficam sujeitos à interdição da propriedade agrícola e vedação do acesso ao crédito rural.
Enoir Pellizzaro, supervisor agronômico da C.Vale, diz que devem ser eliminadas até mesmo as plantas que crescem de forma voluntária. “É importante que o produtor seja consciente, monitore suas lavouras e respeite o vazio sanitário. Em edições anteriores percebemos que os resultados foram bastante positivos com redução dos focos da doença na nossa região”, destaca Pellizzaro.

Medida visa evitar a proliferação do fungo da ferrugem asiática

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br