Ano desafiador
Um período extraordinariamente desafiador. O ano de 2023 conseguiu superar o nível de dificuldades impostas ao agronegócio pelos doze meses que o antecederam. Depois de afetar fortemente as lavouras de verão do centro-sul do Brasil em 2022, o clima voltou a castigar produtores rurais e empresas do setor. Primeiro foi a estiagem que prejudicou lavouras de soja do Rio Grande do Sul, depois foi o excesso de chuvas que afetou o trigo gaúcho em 2023. Para agravar os problemas, os preços dos grãos vieram abaixo, puxando a rentabilidade para níveis críticos.
No segmento carnes, os resultados também deixaram a desejar. Mesmo com a redução dos custos pelo recuo dos preços da soja e do milho, que servem de base para as rações, a forte queda dos preços internacionais da carne de frango e o consumo fraco no mercado interno achataram as margens de lucro.
Para a C.Vale, em particular, 2023 foi um ano de contrastes. Enfrentamos os efeitos do acidente na unidade de grãos de Palotina que deixou 10 mortos e outros 10 feridos. Uma tragédia em que procuramos aliviar o sofrimento dos familiares com todo o apoio para o atendimento médico, psicológico e financeiro.
Nesse mesmo ano, alcançamos uma das maiores conquistas da história da C.Vale. Inauguramos a esmagadora de soja, um empreendimento que concretizou um sonho dos primeiros associados da cooperativa e que marcou os 60 anos da C.Vale.
Mesmo enfrentando condições tão adversas, conseguimos fechar o ano de 2023 com sobras. O faturamento cresceu 7,62%, alcançando R$ 24,42 bilhões. Esperávamos desempenho melhor, mas o agronegócio lida com componentes sobre os quais não temos controle, sendo o clima o mais importante deles.
Para 2024, com relações de troca grãos-insumos em patamar mais equilibrado, consumo um pouco mais aquecido e juros em queda, produtores e empresas do agronegócio deverão enfrentar cenário mais promissor. Períodos difíceis trazem ensinamentos, o principal deles é que precisamos buscar a eficiência e a competitividade. Quem melhor souber se ajustar às dificuldades, mais preparado estará para aproveitar os períodos de prosperidade.
Alfredo Lang
Presidente da C.Vale