Topo

Palavra do Presidente

Página Inicial Nossa Empresa Palavra do Presidente

O VALOR DA AGROINDUSTRIALIZAÇÃO

Os problemas climáticos atrapalharam, mas não impediram o crescimento da C.Vale em 2019. Estiagens no Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai fizeram com que a cooperativa  recebesse, aproximadamente, 10 milhões de sacas de soja a menos que no ano anterior. Neste cenário de adversidade climática, a agroindustrialização mostrou o seu valor. A peste suína africana na China e a alta do dólar ampliaram as exportações de carne de frango. Esses dois fatores nos levaram a direcionar ao mercado externo 72% da produção do abatedouro de aves. A estratégia nos garantiu um nível de rentabilidade bastante superior ao de 2018 e, com isso, nos permitiu disponibilizar aos associados um volume maior em sobras. O faturamento cresceu 4,91% e totalizou R$ 8,9 bilhões, um feito expressivo considerando-se a redução de 22,66% no recebimento de soja. 

O resultado que alcançamos, em 2019, reforça nossa convicção na necessidade de ampliar ainda mais a agroindustrialização. Agora em 2020 nossa meta é elevar o abate de frangos a 620 mil aves/dia e o de tilápias a 100 mil peixes/dia. Paralelamente, vamos colocar em operação um segundo abatedouro de frangos, este em Umuarama (PR), com capacidade para processar até 200 mil frangos/dia e gerar dois mil novos empregos. Será um negócio em parceria com a Pluma Agroavícola. Nossa estratégia é dar sequência ao plano de agroindustrialização para criar alternativas de renda, empregos e fortalecimento da cooperativa. Para isso, dependeremos, no entanto, de financiamentos a custos menores que os atuais. 

O Brasil precisa retomar os investimentos se quiser crescer a taxas expressivas e criar oportunidades de trabalho que retirem milhões de desempregados das dificuldades. O agronegócio está fazendo a sua parte e espera a contribuição do governo federal através de linhas de crédito que permitam aos empreendimentos gerar rentabilidade para se manter e proporcionar benefícios econômicos e sociais.

Alfredo Lang
Diretor Presidente

Fotos