Topo

Palavra do Presidente

Página Inicial Nossa Empresa Palavra do Presidente

Ano de avanços, apesar das dificuldades

Poucas vezes se viu um ano de condições tão adversas para o agronegócio quanto em 2022. Uma severa estiagem provocou a maior quebra de uma safra de soja da história em muitas regiões do centro-sul do Brasil. O produtor precisou acionar o seguro ou utilizar reservas de safras anteriores para cobrir os altos custos das lavouras, encarecidos pela disparada dos preços dos insumos. A C.Vale, por sua vez, deixou de receber 20 milhões de sacas de soja. O milho foi bem no Paraná, mas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina as lavouras apresentaram grandes perdas por estiagens. Para a cooperativa, 2022 teria sido bem mais difícil não fosse nossa estratégia de atuar em uma área bastante ampla, do Sul ao Centro-Oeste, e de termos o suporte da agroindustrialização. Isso nos permitiu aproveitar a alta do dólar e foi fundamental para que a cooperativa ampliasse o seu faturamento em 20,63%, totalizando R$ 22,69 bilhões. Além disso, vamos manter a distribuição de sobras aos associados, embora em níveis inferiores aos relativos a 2021.

A grande área de atuação e a diversificação de atividades com a industrialização nos permitem maior estabilidade e crescimento constante, e são fundamentais para nossos planos de investimentos. Em 2022, colocamos em operação um novo frigorífico de frangos, dando sequência à agroindustrialização da produção de nossos associados.

 

Em 2023, ano em que a C.Vale completará 60 anos de fundação, vamos ampliar ainda mais esse processo inaugurando uma esmagadora de soja com capacidade para 60 mil sacas/dia. Com investimentos em torno de R$ 1 bilhão, estaremos realizando um sonho histórico de nossos associados e ampliando ainda mais nossa competitividade. Esse empreendimento nos permitirá melhorar nossos resultados e, em consequência, trará mais segurança e capacidade de participação no concorrido mercado do agronegócio. E para permitir que os novos investimentos prossigam em 2023, tanto pela cooperativa quanto pelos associados, esperamos que o governo federal faça sua parte reduzindo os juros agrícolas. Com essa medida e a perspectiva de um clima mais favorável, o agronegócio terá condições de impulsionar a economia nacional rumo a um ambiente de maior prosperidade. 

Alfredo Lang
Presidente da C.Vale

Fotos