C.Vale

Notícias

22/05/2012 | Suínos para garantir a renda

Estevão Pandini buscou alternativa contra efeitos do clima

Estiagem e geadas são fatores climáticos que interferem diretamente na renda dos agricultores que ainda não optaram pela diversificação em suas propriedades. Por esse motivo, o associado da C.Vale Estevão Pandini apostou na suinocultura como oportunidade de garantir renda nos anos em que as variações climáticas causam perdas às lavouras. “Meu pai sempre trabalhou com suinocultura, mas desistiu da atividade. Fazia aproximadamente dois anos que as instalações estavam desativadas. Foi aí que resolvi investir. Peguei gosto pela atividade e logo no primeiro lote obtive resultados positivos”, comenta o produtor, que já entregou cinco lotes.
Dos 55 alqueires dedicados à agricultura, menos de um hectare é ocupado pela suinocultura. Mesmo com alguns investimentos, despesas com funcionário e arrendamento das granjas, o produtor conta que a média de faturamento líquido no primeiro ano foi de R$ 1 mil mensais. “É uma renda extra que ajuda nas despesas da família, principalmente em anos de frustração. A expectativa é melhorar ainda mais este desempenho”, projeta o produtor, pai de três filhos e casado com a professora Analice. Atualmente, a unidade de terminação aloja mil cabeças de suínos. O produtor espera, nos próximos anos, aumentar a capacidade de produção para 2 mil cabeças.
O exemplo de Pandini mostra que se o produtor tem alternativas de produção, as intempéries têm um reflexo menor na renda e o dinheiro entra praticamente em todos os meses do ano. Para ele, a frustação da última safra de verão deixou bem clara a importância da diversificação. “Há 21 anos trabalho com grãos e a safra deste ano foi a pior que já presenciei. Isso mostra que diversificar é uma ótima alternativa. Se não fosse a diversificação de aves, suínos e leite, hoje em dia haveria pouquíssimas pessoas na região”, finalizou o produtor.

Estevão Pandini tem mil cabeças de suínos e espera aumentar a produção

82 mil animais/ano é o que a Unidade Produtora de Leitões entrega aos associados da C.Vale

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br