C.Vale

Notícias

03/03/2011 | As mulheres fazem a diferença na C.Vale

Quem disse que o operacional não é lugar de mulher?

As mulheres cada vez mais estão inseridas no mercado de trabalho e exercendo profissões que antigamente eram tidas como masculinas. Já é comum encontrar muitas delas na construção civil, áreas militar e política, na administração de propriedades rurais ou até em atividades operacionais, como é o caso da funcionária da C.Vale, Ana Paula Souza da Silva, que trabalha no setor de manutenção da indústria de termoprocessados da cooperativa.

Ela conta que sempre se identificou com esse tipo de trabalho e buscou qualificação através do curso técnico em eletrônica. "Há cinco anos estou nessa função. A responsabilidade é grande, até mesmo porque sou a única mulher numa equipe de 21 homens", revela. Outro desafio de Ana é conciliar os afazeres domésticos, marido, filhos e o trabalho. "Não é fácil, mas é administrável", brinca Ana Paula que é uma das 2.030 mulheres contratadas pela cooperativa, de um total de 5.294 empregados. Outra funcionária que atua numa área um tanto masculina, é Fernanda Rodrigues Dassie. Há dois anos trabalha no setor de classificação de grãos na unidade de Doutor Camargo. "No começo houve um pouco de resistência, até mesmo porque não é muito comum ver mulher no operacional. Mas hoje é bem tranquilo. O profissionalismo falou por si". Fernanda que também é casada, conta que o trabalho operacional não impede de continuar sendo feminina. "Uso maquiagem, acessório, gosto de me sentir bem", expressa sem cerimonias a sua vaidade.

Ana Paula trabalha no setor de manutenção do Indav. É a única mulher numa equipe de 21 homens.

 

"C.Vale nunca vai deixar de acreditar e investir em quem faz tanta diferença". Alfredo Lang

 

Fernanda trabalha no setor de classificação de grãos na unidade de Dr. Camargo

 Mulheres de sucesso

Na área executiva as mulheres veem conquistando espaços há mais tempo. Mas para chegar lá tiveram que trabalhar muito e mostrar com habilidade seu talento. Sandra Mara Cantu Hendges, no dia 8 de março, no Dia da Mulher, completa 16 anos de casa. Ela foi contratada para o setor administrativo. Aproveitou todas as oportunidades de qualificação e hoje é gerente da Universidade Corporativa da C.Vale. "O desafio é constante. Mas o diferencial está na paixão. Eu sou apaixonada pelo que faço", resume a gestora que como a maioria das mulheres tem quatro jornadas de trabalho (casa, filhos, marido, trabalho) e ainda arruma um tempinho para atividades junto à comunidade.

Sandra Cantu: o diferencial é fazer tudo com paixão.

 

Do lado de uma grande mulher,

tem uma grande cooperativa

Geni Wedmann é um dos exemplos de empresária rural bem sucedida. Desde a década de 70 vem quebrando paradigmas ao assumiu a administração da propriedade rural. O apoio da cooperativa nessa empreitada foi fundamental. Teve ao seu lado a equipe técnica e participou de vários cursos de administração rural. "Sem qualificação não tem como administrar", resume Geni que gerencia uma área de mais de 500 alqueires na região de Santa Rita. Ela é responsável pela compra e venda de tudo que é produzido na propriedade. "Eu fico de um lado da balança, do outro está o meu irmão que cuida de toda a parte operacional. É uma equipe. Por isso dá certo", complementa.

Dos mais de 12 mil associados, 1.601 são mulheres. Nesse meio e ao lado dos maridos associados, existem outras tantas Genis, que atendem pelos mais diversos nomes, que tem aproveitado os cursos e treinamentos oferecidos pela cooperativa e feito a grande diferença na propriedade, em especial ao gerar mais renda, emprego e sobre tudo qualidade de vida a seus familiares. "Entendemos que a mulher tem um grande potencial para implementar ações que complementam a renda e os negócios da família, por isso a C.Vale nunca vai deixar de acreditar e investir em quem faz tanta diferença", finaliza o presidente da C.Vale Alfredo Lang.

Geni Wedmann é um exemplo de empresária rural bem sucedida

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br