C.Vale

Notícias

02/01/2017 | Excesso no Norte, escassez de chuvas no Sul

Chuvas serão abundantes no Brasil Central e abaixo da média no centro-sul

Embora não oficialmente configurado, o La Niña vai seguir influenciando o clima não apenas na safra de verão, mas também durante a próxima safrinha de milho. Apesar da intensidade fraca, vai manter as chuvas muito irregulares no Sul. "As chuvas irregulares e as massas de ar frio são típicos do fenômeno", explica Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Inmet.

Do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso do Sul, a frequência das chuvas deve melhorar a partir da segunda quinzena de dezembro, depois de um período seco prolongado em novembro. "Em anos de La Niña, temos períodos em que chove mais, como em outubro (no Sul) e períodos mais prolongados em que não chove praticamente nada", afirma. Entretanto, mesmo com o retorno das chuvas, o volume das precipitações deve ficar abaixo da média para dezembro.

Para o Rio Grande do Sul, Lazinski acredita em clima um pouco mais favorável em janeiro, mas o histórico de La Niña mostra redução das chuvas a partir de fevereiro.

CENTRO-OESTE

O clima no centro-norte do Brasil será oposto ao do Sul durante a safra 2016/17. As chuvas vão ficar acima da média na maior parte do Centro-Oeste e do Nordeste. "Deve chover bastante. O problema pode não ser a falta, mas o excesso de chuvas", projeta Lazinski. Já o Mato Grosso do Sul enfrentará situação parecida à dos estados do Sul, com chuvas bastante irregulares e abaixo da média.

SAFRINHA 2017

Os efeitos do La Niña devem se estender à próxima safrinha. A tendência é o fenômeno se prolongar até março ou abril de 2017 limitando as chuvas no Sul durante a fase inicial do milho, inclusive com riscos de veranicos. Outra possível consequência do fenômeno está relacionada às temperaturas. "As ondas de frio devem chegar mais cedo no próximo ano ainda em resposta ao La Niña", informa Celso Oliveira, da Somar Meteorologia. Lazinski concorda. "Nas áreas mais altas do Sul, é provável que as massas de ar frio cheguem a partir de maio, com geadas", adverte.

Chuvas devem aumentar no final de dezembro no Sul do Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br