Topo

Encontro técnico sobre cultura da mandioca

Publicado em 29/05/2026

Equipe de funcionários participam de palestras do setor

 

Na quarta-feira, 27 de maio, cerca de 40 funcionários do Departamento de Amidos da C.Vale (Deami) participaram do encontro técnico sobre a cultura da mandioca, no auditório da sede administrativa. O encontro teve o objetivo de atualizar a equipe sobre a cadeia de produção.

O CEO, Édio Schreiner, recepcionou os convidados e destacou a força do negócio de amidos e as novidades na industrialização realizada pela cooperativa. “Foram adquiridos equipamentos modernos e seguimos produzindo com qualidade e rentabilidade”, afirmou.

Palestras

Foram apresentadas duas palestras sobre o setor. A primeira foi com Fábio Isaias Felipe, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-ESALQ/USP). O profissional abordou o tema conjuntura de mercado e alertou que o mandiocultor precisa estar atento às oscilações econômicas. “O produtor deve cultivar sempre, pois isso minimiza os riscos atrelados à rentabilidade”, afirmou. Fábio também destacou a importância do Paraná no cenário brasileiro, como principal produtor. “Cerca de 70% do que é produzido no país fica concentrado aqui”, observou.

A segunda etapa foi conduzida pelo pesquisador da Embrapa, Rudiney Ringenberg, com atualizações sobre cultivares, pragas e doenças.

Também estiveram presentes ao evento o diretor de comercialização, Alexandre Tormen, os gerentes  Valter Carloto (Deami), Ricardo Mezavila (técnico industrial Deami), Diogo Giongo (Deagi), Marcelo Vieira (Dcred), Vinicius Livi (Depin), e gerentes de unidades.