Obras de contorno viário de Palotina avançam a 81%
Publicado em 04/11/2025
O trânsito pesado e o transporte coletivo serão desviados da área urbana de Palotina
Com a conclusão da pavimentação em 13 dos 15,2 quilômetros do contorno viário de Palotina (PR), o avanço físico da obra subiu para 81% até o dia 31 de outubro. Esse número representa quatro pontos percentuais acima dos 77% previstos no cronograma inicial.
A ligação entre Palotina e Terra Roxa segue com o ritmo mais acelerado, fechando o mês de outubro com 87% dos trabalhos concluídos. O trecho da PR 182, para Francisco Alves, está em 82%, enquanto o segmento que interliga Palotina a Assis Chateaubriand passou a 74% de obra finalizada.
No prazo restante para o final do prazo (31 de março de 2026) de execução do contorno viário, o principal desafio da construtora Castilho será a conclusão do viaduto sobre o trevo da C.Vale, na PR 182, na saída de Palotina para Toledo. A obra de arte especial, como é chamado tecnicamente o viaduto, está 68% concluída. Outro desafio é a finalização do remanejamento da rede elétrica de alta tensão que leva energia ao complexo agroindustrial da C.Vale, onde operam um abatedouro de frangos e um de peixe, uma unidade de termoprocessados de frango, fábrica de rações e esmagadora de soja. Esse reposicionamento começou em 28 de setembro e deve ser concluído em novembro. A rede elétrica correrá em paralelo às seis pistas que farão a ligação das indústrias com a PR 182 (três pistas de entrada e três de saída).
O contorno viário vai desviar da área urbana de Palotina o trânsito pesado e o transporte coletivo que tem como destino o complexo agroindustrial C.Vale. A obra está recebendo R$ 170 milhões em investimentos do governo do Paraná e está sendo administrada pela cooperativa.