Topo

Frimesa inaugura megafrigorífico em Assis

Publicado em 14/12/2022

O maior frigorífico de suínos da América Latina vai entrar em operação em 2023. A planta industrial da Frimesa, em Assis Chateaubriand, foi inaugurada, no dia 13 de dezembro, em cerimônia com 2.500 convidados. O empreendimento foi concebido em módulos compostos por três etapas e em seu estágio final terá capacidade para abater 15 mil suínos/dia. A cooperativa investiu R$ 1,3 bilhão para deixar a estrutura pronta para o início das atividades em março do próximo ano. “Nós, brasileiros, não podemos pensar em vender apenas soja e milho. Temos que transformar e vender produtos cada vez com mais valor agregado”, explicou o presidente da Frimesa, Valter Vanzella.

 

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, vê no empreendimento uma iniciativa de grande impacto social. “São poucas as oportunidades que a gente tem de um investimento desse porte, que vem gerar 8.500 empregos”, destacou.

A decisão da Frimesa de optar por Assis Chateaubriand foi tomada após a C.Vale indicar a área de 115 hectares onde planejava construir o seu segundo frigorífico de frangos. Vanzella explicou que o local é próximo dos produtores, de rodovias e oferece água em abundância. O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, disse se sentir realizado em contribuir para a instalação do complexo industrial em Assis Chateaubriand, apesar de o novo empreendimento aumentar a demanda por mão-de-obra na região. O prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Souza Correia, agradeceu à iniciativa da C.Vale. “O presidente da C.Vale teve sensibilidade para ceder o espaço. É uma obra que traz emprego e oportunidades. Vai melhorar a arrecadação e vamos transferir isso aos munícipes”, assegurou. 

Além do presidente Alfredo Lang, representaram a C.Vale no evento o vice-presidente Ademar Pedron, o diretor-secretário Walter Dal’Boit e os conselheiros de Administração e Fiscal.