Topo

Novembro Azul: Prevenção que Salva

Publicado em 24/11/2021

O funcionário mais antigo da C.Vale, Ademir Vendruscolo testemunha a superação de um câncer de próstata

 

No mês de abril, Ademir Vendruscolo completou 68 anos de idade. No mês de setembro, celebrou 48 anos de C.Vale. Os meses de nascimento e de admissão também tiveram um marco em sua vida em 2021. Foi nesse período que foi diagnosticado e operado de um câncer de próstata. “O exame preventivo me salvou. O tumor foi descoberto bem no início. Não precisei passar por quimioterapia e nem rádio”, testemunha aliviado o assistente operacional do Departamento de Sementes.

A leveza com que contou sua história de superação e o tempo de C.Vale é inspirador. O choque da notícia e a palavra “câncer”, abalaram seu emocional no início. Mas a segurança dos médicos e o acolhimento familiar e da C.Vale fizeram a diferença. “Foi tudo muito rápido. Fiz a cirurgia dia 13 de setembro. Quinze dias depois já estava na ativa. Trabalhar me faz bem. Não queria ficar parado”, explica o marido da dona  Adelia.

Aproveitando o feriado do dia 12 de outubro, os três filhos, genros e netos, que moram em outros estados, encheram a casa dos Vendruscolo para celebrar a vida. “Essa é uma doença silenciosa, mas a vida não”, enfatiza a alegria de reunir toda a família.

Funcionário mais velho da C.Vale

 

Gaúcho de Severiano de Almeida, Ademir mora em Palotina há cinco décadas. A cooperativa foi sua terceira empregadora. A identidade com o agronegócio o fez deixar o ofício de professor e bancário. Quando começou a trabalhar na C.Vale eram 31 funcionários. Hoje são mais de 12 mil. “Tenho orgulho de ter ajudado a escrever essa história”, fala com saudosismo o funcionário mais velho da C.Vale. Ele foi contratado no dia 3 de setembro de 1973.

Ademir já ocupou muitas funções dentro da organização, do administrativo ao operacional. Há mais de 20 anos trabalha no setor que dá vida a toda a cooperativa – sementes. Seu trabalho é zeloso. Vai desde o recebimento das sementes, tratamento, até a expedição. Ele fica locado numa fazenda da cooperativa na região do Cinco Mil, interior de Palotina (PR).

Futuro

“Quando revejo minha trajetória dentro da C.Vale percebo o quanto ela se importa com as pessoas. Ela nunca deu mais valor ao negócio do que nas pessoas. Esse olhar permanente dela para o futuro, nos faz querer também continuar sonhando com um futuro próspero”, diz o pai do Francielo, Rafael e Daniele e avô do Theo, Isabela e Catarina.

 

Campanha Preventiva

Já faz parte do cronograma de campanhas do Dsemt da C.Vale, o Outubro Rosa e o Novembro Azul. As ações de conscientização sobre câncer de mama, colo de útero e próstata, tem alertado funcionários de todas as áreas de atuação da cooperativa sobre a importância  da prevenção. 

 

Fotos