Topo

Frio será prolongado e La Niña volta em 2020

Publicado em 26/06/2020

Massas de ar polar deverão chegar ao Sul até o mês de setembro

 

O frio deverá durar muito além do inverno em 2020. Massas de ar polar tardias com potencial para danos ao trigo podem avançar sobre o Sul até setembro. Isso porque em anos de neutralidade climática ou de La Niña as ondas de frio chegam cedo e vão embora tarde. “Em julho, agosto e setembro teremos fortes quedas de temperatura devido à entrada de massas de ar de forte intensidade, com formação de geadas em grande parte do centro-sul do Brasil e frio tardio, até o final de setembro, com grande chance de formação de geadas nas áreas mais altas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, alerta o meteorologista Luiz Renato Lazinski.

 

VERÃO

A safra de verão 2020/21 também deverá passar por percalços, a exemplo da anterior. O segundo semestre deste ano será um período de transição de neutralidade climática para La Niña, condição que mantém o padrão de chuvas irregulares, semelhante ao que trouxe prejuízos aos produtores de soja na temporada 2019/20. A próxima safra de soja será cultivada sob La Niña, ainda com chuvas desuniformes, mas em condições um pouco melhores em parte do Sul. “Deveremos continuar com esta irregularidade nas precipitações, ocorrência de um ou outro veranico ao longo da safra e chuva abaixo da média. Normalmente, em anos de La Nina, o clima é mais favorável ao Rio Grande do Sul e centro-sul de Santa Catarina, que nas outras áreas do centro-sul do Brasil”, antecipa Lazinski.

O período de plantio poderá ser atrapalhado pela escassez de chuvas em parte do centro-sul do Brasil. Para o Mato Grosso, as chuvas devem retornar no período normal em 2020. “O clima deve ser muito favorável, a exemplo do que ocorreu nesta última safra de verão. Em Mato Grosso do Sul, as chuvas podem atrasar no centro-sul do estado e nas áreas mais ao norte o clima deve ser favorável”, projeta.

 

 

Ondas de frio durante a primavera coincidem com fase de risco para o trigo

 

Vídeos