Topo

Contorno viário de Palotina fecha com execução em 87%

Publicado em 17/12/2025

Maior parte dos 15,2 quilômetros de pistas tem pavimentação concluída

A construção do contorno viário de Palotina (PR) chega ao final do 17º mês de trabalho com 87% de obras concluídas. Responsável pela execução, a construtora Castilho está encerrando, no dia 19 de dezembro, os trabalhos de 2025 para dar férias coletivas aos funcionários.

A empresa já pavimentou 14 dos 15,2 quilômetros de pistas que vão compor o desvio do trânsito pesado para o entorno do município onde está sediado o complexo agroindustrial da C.Vale. A ligação com Terra Roxa (trecho 3) é a mais adiantada, com 94% dos trabalhos executados. Depois vem o trecho 2, entre Palotina e Francisco Alves, com 86%. Por último vem o trecho 1, sentido Palotina a Assis Chateaubriand, com 78%.

A execução dos trabalhos avançou a uma média de quase cinco pontos percentuais por mês desde sua retomada, em 1º de agosto de 2024, segundo a C.Vale, gestora da obra. Atualmente, a Castilho mantém 148 operários e 31 equipamentos nos três trechos do contorno viário. Eles estão concentrados em serviços de terraplanagem, drenagem, plantio de grama, sinalização e concretagem. O viaduto sobre a PR 182, no trevo de acesso ao complexo agroindustrial é a obra mais complexa, mas está 82% concluído contra previsão de 59%.

Os usuários de rodovias que ligam Palotina aos municípios vizinhos devem redobrar a atenção, principalmente nos trechos para Francisco Alves e Terra Roxa. Nas interseções para esses municípios o furto de cabos elétricos está deixando trechos no escuro. A C.Vale e a Castilho alertam que é proibido transitar por trechos não liberados já que a sinalização ainda não foi instalada. Barreiras serão colocadas para evitar o acesso indevido.