Topo

Programa da C.Vale forma 100 novos bombeiros mirins

Publicado em 21/11/2025

Cem estudantes concluíram o curso de bombeiros mirins promovido pela C.Vale. Ao longo de 2025, 50 alunos da Escola Estadual Santa Terezinha e outros 50 da Escola Estadual Shirley Saurin, ambas de Palotina (PR), participaram de 100 horas de treinamentos teórico e prático no contra-turno escolar, ou seja, naquele em que as crianças não estavam envolvidas com as disciplinas de seu currículo.

Uma solenidade com os estudantes e pais marcou o encerramento da edição 2025 do programa, na Asfuca de Palotina, no dia 18 de novembro. Os jovens receberam o certificado de conclusão do treinamento de representantes da C.Vale e das escolas. Foi uma cerimônia que combinou a formalidade de uma entrada em estilo militar com a emoção de uma verdadeira conquista pelos adolescentes.

O efeito do treinamento sobre o comportamento dos alunos em sala de aula foi bastante expressivo, segundo as diretoras dos estabelecimentos de ensino. Para Helen Gonçalves, diretora da Escola Santa Terezinha, o curso promoveu uma transformação na vida dos alunos. “Eles ficaram mais disciplinados, mais respeitosos uns com os outros e com os professores, e pensando mais em segurança”, resumiu. A diretora da Escola Shirley Saurin, Sandra Haweroth, também não economizou elogios. “Foi mais que uma transformação. Eles se tornaram mais responsáveis, respeitosos e aprenderam valores que vão levar pela vida toda. Passaram a se sentir mais capazes”, relatou.

 

BENEFÍCIOS

Presente ao evento, o vice-presidente do Conselho de Administração da C.Vale, Ademar Pedron, vê benefícios à comunidade com os novos bombeiros mirins. “Eles vão ajudar as pessoas a evitar acidentes e, no futuro, poderão ser funcionários da C.Vale. O treinamento vai pesar no currículo deles”, projetou. O diretor-executivo (CEO) da cooperativa, Édio Schreiner, também acredita em benefícios sociais com o programa. “Quando a criança aprende a se cuidar, ele leva isso para casa. E também desenvolve o senso de valores e cidadania”, interpretou.

Participaram da solenidade o gerente do Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho, Maurício dos Santos, e os diretores da C.Vale, Marcelo Riedi (Financeiro) e Luciano Trombetta (Produção).