Produzindo com sustentabilidade
Publicado em 10/09/2025
C.Vale mantém certificação ASC para produção de tilápia no campo e na indústria
O abatedouro de peixes e o setor de fomento da C.Vale receberam a recertificação de qualidade Aquaculture Stewardship Council (ASC), concedida a empresas que priorizam a sustentabilidade por meio da gestão ambiental e da responsabilidade social. Em 2024, a C.Vale tornou-se a primeira cooperativa do Brasil a obter essa certificação com produtores integrados de cultivo de tilápia em viveiros escavados.
Segundo o gerente do Departamento de Peixes da cooperativa, Paulo Roberto Poggere, a auditoria segue padrões internacionais, abrangendo desde critérios rigorosos de rastreabilidade, responsabilidade socioambiental e de bem-estar animal. “Mais uma vez, estamos muito felizes, o resultado foi fantástico. Isso comprova que somos capazes de produzir e exportar uma tilápia de qualidade, segura e verdadeiramente sustentável para o mercado global”, enfatizou.
Os trabalhos de auditoria foram concluídos na propriedade do piscicultor Flávio Paulert, em Palotina (PR), no dia 5 de setembro. Ele reforçou o compromisso dos associados com a preservação dos recursos naturais e a comunidade. “As futuras gerações precisam encontrar um ambiente tão bom ou melhor do que aquele que tivemos no início da nossa atividade. Preservar o meio ambiente é fundamental.”
O gerente do abatedouro de peixes, Jair De Sordi, destacou que a manutenção da certificação reforça a credibilidade de toda a cadeia produtiva da cooperativa. “Ela confirma que estamos aptos a comercializar carne de peixe para os consumidores mais exigentes do mundo”, afirmou. Os auditores da ASC foram acompanhados pelas equipes de campo e da indústria de peixes da C.Vale.