Um ano após retomada, obras de contorno viário estão em 66%
Publicado em 01/08/2025
Depois de 26 meses de interrupção, os trabalhos foram reiniciados por uma empreiteira contratada pela C.Vale
Um ano após a retomada da construção do contorno viário de Palotina, dois terços das obras previstas estão concluídas. O progresso físico foi de quatro pontos percentuais de junho para julho, alcançando 66% do total frente a uma previsão contratual de 62%. Depois de 26 meses de interrupção, os trabalhos foram retomados, no dia 1º de agosto de 2024, por uma empreiteira contratada pela C.Vale, a construtora Castilho.
Os trabalhos estão sendo executados por 202 operários em três frentes de trabalho. O trecho mais adiantado é o que liga Palotina a Terra Roxa, com avanço físico em 70%, seguido pelo contorno ligando Palotina a Francisco Alves, com 68%. O segmento entre Palotina e Assis Chateaubriand chegou ao final dos 12 meses de obras com execução em 57%, destacando-se o progresso de 14 pontos percentuais nos trabalhos de pavimentação no mês de julho.
Os trabalhos agora estão concentrados em finalização da pavimentação, instalações do sistema de iluminação e construção das alças de acesso ao viaduto do trevo sobre a PR 182, que conduz ao complexo industrial da C.Vale.
A construção de 15,2 quilômetros de pistas, trevos, rotatórias e viaduto ligando Palotina a Assis Chateaubriand, Toledo, Francisco Alves e Terra Roxa está sendo feita com R$ 170 milhões em investimentos. Os recursos estão sendo repassados à C.Vale pelo governo do Paraná, em créditos de ICMS, para que a cooperativa faça os pagamentos à empreiteira.
O prazo contratual para a entrega da obra se esgota no final de março de 2026.