Topo

Energia solar move negócios no campo

Publicado em 19/10/2021

Produtores de frango investem em placas fotovoltaicas para redução custos

 

 

Em tempos de estiagem, quando a água dos reservatórios das usinas hidrelétricas se torna escassa e o custo da energia elétrica dispara, o aproveitamento da luz solar ganha força como alternativa para reduzir o peso deste insumo sobre a produção agropecuária. Atividades que demandam alto consumo de energia elétrica estão impulsionando o mercado de placas fotovoltaicas e reduzindo o custo extra da bandeira vermelha nas contas de luz. Entre os produtores de frango da C.Vale, 22% já instalaram equipamentos para captar energia solar e estão vendo o investimento se pagar em tempo bem inferior ao prazo dos financiamentos.

Em Palotina (PR), o associado Juraci de Araújo instalou 504 placas para gerar energia aos três aviários que abrigam 76 mil frangos. A conta mensal de energia de, aproximadamente, R$ 8 mil foi praticamente zerada. “É um investimento que compensa, se paga em pouco mais de seis anos”, calcula o produtor. O benefício vai além da economia já que a tensão da energia ficou mais estável. Ele também instalou outras 400 placas para gerar energia aos aeradores que usa nos 21 mil metros de lâmina d’água onde cria tilápias. Com esse conjunto, a propriedade se tornou autossuficiente e ainda gera créditos em energia que são abatidos da conta do hotel que pertence à família do sogro de Araújo.

Os três conjuntos de células fotovoltaicas foram instaladas no chão por uma opção do integrado. “Fica mais fácil ‘pra’ ajustar à posição do sol e para fazer a manutenção. Os técnicos não precisam entrar na granja”, justifica Araújo. Ele conta que a escolha de placas de fabricação nacional foi motivada pela maior facilidade de substituição que as importadas. A miniusina pode ser monitorada por aplicativo de celular. Para Juraci Araújo, o sistema de geração de energia solar passou a ser um insumo do agronegócio. “Hoje é uma necessidade, um kit que você tem que incluir se vai investir na avicultura ou piscicultura”, interpreta.

 

RAIO X

JURACI DE ARAÚJO

Três aviários

76 mil frangos

125 mil tilápias

904 placas solares

Investimento: R$ 1,2 milhão