Topo

PROFISSÃO C.VALE: Laboratorista

Publicado em 11/03/2021

Fiscais da Qualidade

Produzir alimentos com excelência para o consumidor. Essa é a missão da C.Vale. Para garantir que a produção do campo e indústrias seja segura e atenda as expectativas dos clientes mais exigentes do mundo, a cooperativa conta com um trabalho minucioso, executado por 26 laboratoristas.

 

Distribuídos em quatro laboratórios (sementes, amidos, avícola e peixes) eles asseguram, através de rigorosas análises de controles, que os produtos estejam livres de qualquer tipo de contaminação.

 

BEATRIZ BINSFELD

Laboratório de Sementes

 

Realizar análises para atestar a qualidade física, fisiológica, genética e sanitária das sementes de soja, trigo e aveia produzidas pela C.Vale, são algumas das atribuições de Beatriz Tebaldi Binsfeld, chamada carinhosamente pelos colegas de “Bea”.  Natural de Seara (SC), orgulha-se dos mais de 40 anos em que atua como laboratorista. “Tinha 18 anos quando fui contratada para trabalhar na então Coopervale. Foi meu segundo emprego de carteira assinada”, relembra a mãe de Augusto e Daiandra, casada com Sérgio Luiz. Nestas quatro décadas, viu o número de unidades de recebimento de cereais da C.Vale saltar de quatro para 62.

“Eu me sinto parte dessa evolução. Somos responsáveis por analisar toda a produção de sementes da cooperativa. Por ano são mais de 20 mil amostras que passam por nossas mãos”, comenta, com seu sorriso acolhedor. Além de Beatriz, o Laboratório de Sementes da C.Vale conta com mais cinco laboratoristas. Elas são responsáveis por testes de germinação, grau de umidade, pureza e vigor das sementes produzidas com a garantia ISO 9001:2015.

  

DÉBORA BUSS

Laboratório Avícola

 Débora Jaqueline Buss tinha 17 anos quando saiu de casa para estudar e realizar seus sonhos pessoais e profissionais. Foi enquanto cursava a faculdade de Biotecnologia que despertou a paixão pela análise de alimentos. O que não imaginava na época é que, com o diploma na mão, atuaria no laboratório que atende com exclusividade três das mais modernas indústrias de processamento de carnes do mundo: os abatedouros de aves, peixes e Indav da C.Vale.  

 

Débora está entre os 17 laboratoristas que atuam no Laboratório Avícola da C.Vale. A estrutura dispõe de equipes formadas por médico veterinário, biólogos, biotecnologos, biomédicos e engenheiros de bioprocessos e biotecnologia, que, através de análises microbiológicas, monitoram a qualidade das carnes que chegam ao consumidor. São vários requisitos, procedimentos e ações que seguem rigorosamente a norma ISO 17025. “Me sinto realizada por atuar numa empresa em que a segurança alimentar é prioridade máxima. A C.Vale prima pela excelência e isso reflete em nosso trabalho”, enfatizou a rondonense, que está concluindo a especialização de Gestão Industrial de Alimentos.