Topo

NUTRIÇÃO ANIMAL: Inovação que gera solução

Publicado em 13/01/2021

Fórmula da C.Vale permite que fábrica de ração para peixes produza alimentos para frangos

Uma inovação implementada pela C.Vale resultou em um feito inédito na nutrição animal. Funcionários da cooperativa desenvolveram uma fórmula que permitiu à indústria de rações para peixe produzir rações para frango. A iniciativa exigiu quatro meses de testes até se chegar a um processo que viabilizasse não só a produção, mas bons resultados de conversão alimentar pelos frangos. Sem referências para servir de base já que não havia experimento semelhante no mercado, um grupo de funcionários dos departamentos Avícola e de Peixes desenvolveu procedimentos específicos para a produção de ração pré-inicial para aves. Trabalhando em colaboração com a Wenguer, empresa norte-americana responsável pela extrusora de ração para peixes, o grupo fez ajustes nos equipamentos que envolveram granulação, temperatura e secagem. “A nossa preocupação era evitar perda de proteínas e enzimas necessárias ao crescimento do frango”, explica Gilberto Mainardes, supervisor do Departamento Avícola.

 

Os ajustes no processo viabilizaram a produção de 1.500 toneladas de ração para frangos, inclusive com ganhos de conversão alimentar. “Tivemos ganhos de até 10 gramas por ave em comparação à ração convencional peletizada e triturada”, assegura Mainardes.

VANTAGENS

A alternativa criada para implementar a medida vai, também, significar maior aproveitamento da fábrica de rações para peixes. Agora, o período mais frio do ano em que a indústria reduzia seu ritmo já que as tilápias comem menos durante o inverno, será utilizado para a fabricação de rações para frango, reduzindo custos fixos e aliviando as atividades da indústria que abastece 984 aviários da cooperativa.

O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, disse que a inovação surpreendeu até mesmo os técnicos da Wenguer. Eles vieram ao Brasil para conhecer o processo que resultou na inovação. “O processo que a C.Vale desenvolveu é inédito e abriu para eles novas possibilidades de negócio. Agora eles podem fornecer equipamentos para a produção de ração para frangos”, comentou Lang. Ele lembrou, ainda, que a C.Vale tem pioneirismo em tecnologia de produção animal, tendo sido a responsável pela introdução do uso da climatização de aviários na avicultura comercial brasileira.