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Profissão C.Vale: Comprador

Publicado em 15/05/2019

 

Boas compras, grandes negócios

 

Missão de compradores é mesclar preços com nível de qualidade

Diferentemente do que se pensa, comprar não é uma tarefa fácil. O comprador exerce função importantíssima na C.Vale. É ele que garante que os processos de produção e atendimento sejam cumpridos em tempo. A função é encarada como parte da estratégia de crescimento, obtenção de lucro e sucesso dos negócios por utilizar fatores técnicos, tributários e financeiros em cada pedido.

A cooperativa conta com 26 compradores. O processo de aquisição envolve a seleção de fornecedores, qualificação de serviços, determinação de prazos de vendas, previsão de preços e possíveis mudanças na demanda. Administrar tudo isso corretamente é essencial. É um trabalho que reflete diretamente no estoque, relacionamento com clientes e competitividade no mercado.

Para exemplificar, a Imprensa da C.Vale selecionou quatro linhas de atuação do comprador na organização.

 

Departamento de Insumos

Leacir Romani é um dos compradores mais antigos da C.Vale. Admitido em abril de 1981, acompanhou boa parte da evolução profissional da cooperativa. Atuou como comprador de insumos, agroquímicos e hoje faz aquisição de fertilizantes para as unidades do Paraná e Santa Catarina. Leacir e Eliandro Rossoni atuam no Departamento de Insumos. Ele entende que “para se obter um bom resultado comercial, seja na redução de custos de compras e no apoio da alavancagem de vendas, o trabalho de aquisição é fundamental”.

 

Central de Compras Demac

Marcos Rogério Soares trabalha na C.Vale desde 2002. Há 12 anos atua na função de comprador na área de peças e acessórios. Ele e mais três profissionais são os responsáveis pela compra de cerca de 40 mil itens, disponibilizados em mais de 60 pontos de venda. “Nossa missão é encontrar e disponibilizar o produto na melhor condição de compra para nossos clientes, garantindo assim a sustentabilidade dos negócios para a cooperativa”.

Ana Beatriz da Silva Vendrame é a responsável pelas compras de materiais de uso e consumo do almoxarifado central e unidades, uniformes e EPI’s do Departamento de Medicina e Segurança no Trabalho. Ou seja, grande parte dos materiais que os funcionários utilizam para desempenhar suas atividades passam por ela. Segundo Ana, a Central de Compras se relaciona com todas as outras áreas da organização.  “Saber comprar é fundamental, já que pequenas reduções nos custos podem refletir positivamente no resultado da cooperativa”, pontuou.

 

Departamento de Supermercados

Analisar estoques, programar compras, fomentar vendas e fazer o levantamento de promoções e novos produtos está entre as atividades de Claudio Arnhold. Ele e mais três profissionais do Desup são os responsáveis pela compra de produtos secos (alimentos, bebidas, perfumaria, limpeza e bazar) que abastecem as oito lojas da rede de supermercados da cooperativa. Para ele, quem atua nessa área deve estar sempre bem informado e desenvolver boas relações interpessoais, boa comunicação e capacidade de gestão de conflitos. “Um exemplo claro da importância das compras é que os níveis de estoque afetam o custo dos produtos, podendo gerar despesas que poderiam ser evitadas, sendo assim necessário que haja um equilíbrio e um controle rigoroso no processo”, destacou Arnhold que completou recentemente 11 anos de empresa.

 

Atividades

Receber requisições de compras dos setores

Determinar necessidades à equipe

Pesquisar fornecedores

Avaliar propostas

Negociar contratos

Comprar ou contratar serviços

Acompanhar os pedidos

Acompanhar tendências e possibilidades

Avaliar mercadorias recebidas

Reduzir custos de aquisição mantendo o padrão de qualidade