Topo

Abundância de emprego

Publicado em 11/10/2021

 

Mais de 18.330 vagas de trabalho na C.Vale, Plusval e Frimesa

 

 “O mundo busca duas coisas hoje: saúde e emprego. E nós temos isso em abundância aqui: qualidade de vida e 18.330 postos de trabalhos para um futuro breve. Essa conta é só entre a C.Vale, Plusval e a Frimesa de Assis Chateaubriand”, disse o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, durante o lançamento do programa Emprega Mais Paraná, realizado no dia 16 de junho, na sede da C.Vale em Palotina. O evento organizado pelo Governo do Estado, tem o desafio de buscar e capacitar mão de obra para atender a demanda das indústrias de aves, peixes e suínos.

 

Segundo as autoridades presentes, a procura por pessoal para ocupar as mais variadas funções chega a ser contraditório num momento em que a pandemia de Covid-19 e o desemprego castigam o Brasil e o mundo. Para eles, o processo de agroindustrialização das cooperativas tem gerado um problema que muitos estados gostariam de enfrentar, que é a dificuldade para preencher vagas em frigoríficos.

As vagas têm atraído profissionais de todas as partes do Brasil e do exterior

São essas vagas amplamente divulgadas pelas Agências do Trabalhador e nas redes sociais da cooperativa que tem atraído famílias inteiras  e profissionais de várias regiões do país e até fora dele, como é o caso da argentina Gabriela Alejandra Parra. Com duas faculdades, Engenharia Química e de Alimentos, não pensou duas vezes em cadastrar seu currículo e se mudar de vez para o Brasil.

Com as fronteiras fechadas em função da pandemia, ela teve que buscar alternativas para chegar ao seu novo destino profissional.  O jeito foi cruzar a fronteira a pé. “Com uma malinha pequena de rodinhas andei cerca de dois quilômetros entre Porto Iguaçu até Foz do Iguaçu”, relembra a nova funcionária do setor de Planejamento e Controle de Produção do Abatedouro de Aves.

A intercambiária no Brasil tinha retornado para seu país de origem para apresentar seu TCC. “Na época da faculdade minha professora em Medianeira dizia que a C.Vale era uma das melhores cooperativas para trabalhar e quando tivesse a oportunidade não podia perder. E foi o que fiz. Cheguei andando duplamente, quando atravessei a fronteira e depois na rodovia que dá acesso ao abatedouro”, revela com bom humor quando o motorista de ônibus, da linha entre Toledo e Palotina, a deixou no trevo de acesso ao parque industrial da cooperativa.

Para ela o Brasil é sua nova casa. Recentemente ficou noiva do engenheiro elétrico Tiago, que mora em Toledo, e pretende iniciar uma especialização. “Indiferente do sexo ou nacionalidade, quem estuda e trabalha certinho, cresce na C.Vale”, enfatiza Gabriela, dizendo que trabalhar na cooperativa tem superado todas as suas expectativas. “Sabe quando você sonha com algo grandioso, maravilhoso. É o que está acontecendo comigo. Estou vivendo o meu melhor sonho na C.Vale”.