Topo

Olha Elas: Ingredientes essenciais na padaria e açougue

Publicado em 21/07/2021

Mônica e Pamela dão receita de agilidade e profissionalismo no manuseio de massas e carnes

Uma é precisa no corte. A outra na dosagem dos ingredientes.  Profissionalmente Pamela Monandra Cielo é açougueira e Mônica Bernal Carvalho é padeira/confeiteira. Ambas nutrem uma paixão diferenciada pelo manuseio dos alimentos que chega à mesa do consumidor.

 

Sem computar os auxiliares, a rede de supermercados C.Vale conta com 36 açougueiros, sendo seis mulheres. Padeiros são 41, com 27 mulheres que literalmente colocam a mão na massa.

Fermento do Amor

Mônica Carvalho trabalha na padaria do supermercado de Naviraí (MS). Foi contratada como auxiliar e hoje se tornou uma padeira/confeiteira de mão cheia. “Amo fazer bolos confeitados. Adoro inovar. Pesquiso, estudo, me dedico para surpreender o consumidor”, revela animada.

A paixão pelo ofício transborda. A identidade com o trabalho herdada do avô e da mãe, tem uma pitada generosa de encantamento. “Esse fermento, que chamo de amor, está no sangue”, acrescenta Mônica.  

Mãe de quatro filhos com idade entre 4 e 11 anos, Letícia, Rafael, Tauane e Laura, a padeira conta, que para não perder tempo, os assados, em especial os pães, ficam cilindrados de véspera,  prontinhos para ir ao forno no dia seguinte. “Quando o cliente chega, tá tudo fresquinho”, revela a esposa de Danilo.

Açougueira das boas

 

Essa mesma paixão é percebida no “fio da navalha”, de  Pamela Monandra Cielo. Ela é uma das açougueiras do Hipermercado de Palotina (PR). A C.Vale foi seu primeiro emprego. Começou em 2010, como auxiliar de produção na Abatedouro de Aves, e há cinco anos trabalha no açougue.

Sua habilidade de 11 anos, atropela o raciocínio de qualquer leigo. Em cortes de frango é mestre. De fala rápida, esquartejou com precisão um traseiro e um dianteiro de boi, em segundos.  “Do dianteiro você tira a ponta do peito, filé agulha, acém, paletas e músculo. Já do traseiro sai o patinho, coxão mole, postas, alcatra, maminha, bisteca e picanha”, dispara num fôlego só.

A humildade em receber conhecimento através de cursos e dos colegas mais experientes é visível. “Em nenhum momento meus colegas de profissão me diferenciaram por ser mulher. Ao contrário. Foram muito acolhedores”, revela a parceria no ambiente de trabalho.