Topo

Volponi, os reis da FLORESTA

Publicado em 17/07/2020

Associados do centro-oeste do PR se realizaram com trabalho no campo

Zelo pelo trabalho, preocupação com a família e um bom relacionamento com a comunidade são valores presentes na vida do associado José Roberto Volponi. Nascido e criado nas terras férteis do município de Floresta, região centro-oeste do Paraná, teve o pai Ovaldo, pioneiro na cidade, como principal inspiração. “Eu e meus irmãos Paulo Cesar e Luiz Carlos crescemos ajudando nosso pai nas tarefas do campo. Com muita simplicidade e, principalmente, capricho, ele sempre nos ensinou que para se alcançar uma boa produtividade deveríamos ser dedicados e atenciosos com as lavouras”, relembra o associado da C.Vale, enquanto observa o desenvolvimento da plantação de milho safrinha, com potencial superior a 80 sacas/hectare.

De fala mansa, aos 57 anos, José Roberto e os irmãos são responsáveis pelas atividades de campo de 605 hectares distribuídos em oito propriedades da família, que ficam num raio de seis quilômetros às margens da rodovia PR 317. José Roberto faz questão de destacar a união do pai, hoje com 84 anos, e irmãos, e o amor pela terra. “Todas as nossas decisões são tomadas em conjunto. Aprendemos com nosso pai que cooperando vamos mais longe. Assim fazemos desde o plantio, tratos culturais até a colheita de cada safra”, revela o produtor que, na última safra de soja, obteve a produtividade de 68 sacas/hectare.

PROSPERIDADE

Casado com Cláudia Costacurti, José Roberto diz que o apoio da esposa foi fundamental para o sucesso das atividades. Hoje, um de seus maiores orgulhos é que os filhos Thiago Henrique, 21 anos, e Igor Augusto, 19 anos, ambos acadêmicos de Agronomia, herdaram a paixão pelo campo. “Quero seguir o exemplo do meu pai. Da mesma forma que ele nos deu a oportunidade, também quero que os meninos deem sequência ao nosso trabalho e prosperem fazendo o que gostam”, complementou.

PARCERIA

Associado da C.Vale desde 2009, quando a C.Vale começou a atuar na região, José Roberto Volponi diz que a chegada da cooperativa foi um marco histórico para os produtores de Floresta. "Sempre fui muito bem atendido. Admiro o tratamento dos funcionários e a maneira como a cooperativa é dirigida. A cooperativa está ajudando a nossa comunidade a crescer, melhorando a condição de vida de cada um de nós”, finalizou o associado.