Topo

Missão de Produzir

Publicado em 14/05/2020

Pandemia do Covid-19 afeta economia, mas indústrias de alimentos seguem produzindo com segurança

 

 A ordem é ficar em casa. Passe livre apenas para a solidariedade, profissionais de saúde e setores considerados essenciais. As trincheiras de proteção foram levantadas desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS), decretou no dia 11 de março de 2020, emergência pública internacional para conter a pandemia do Coronavírus (Covid-19), que provoca infecções respiratórias.

 

A medida emergencial incentivou todas as nações a criarem planos de contingência fechando escolas, creches, espaços culturais, academias e comércio. Na C.Vale um Comitê de Gestão do Coronavírus foi constituído. Rotineiramente profissionais de várias áreas se reúnem para deliberar medidas e ações respaldadas por decretos federais, estaduais e municipais.

Para reduzir a circulação de pessoas, a cooperativa suspendeu cursos, treinamentos, viagens e visitas. Centenas de profissionais estão compensando, entraram em férias ou estão trabalhando em home-office.  Para o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, vencer a doença se tornou um dos maiores desafios da humanidade.  “É uma tarefa que exige a colaboração de todos. A C.Vale, que é responsável pela geração de renda e empregos para mais de 130 mil pessoas, entre associados, funcionários e familiares, está dando a sua contribuição. Temos a missão nobre de continuar produzindo alimentos para garantir o fornecimento de carnes durante essa pandemia”, enfatizou.

Respaldadas pelos órgãos competentes, as indústrias da C.Vale estão trabalhando para que não falte alimento na mesa do consumidor. Várias medidas foram adotadas para reduzir ao mínimo o risco de contaminação, entre elas, verificação de temperatura na chegada dos funcionários aos abatedouros, higienização de áreas de uso comum, uso intensivo de máscaras, ampliação dos horários de refeições para reduzir aglomerações e ampliação de produtos químicos para limpeza dos ônibus que transportam os trabalhadores até as indústrias.

 

Sintomas de coronavírus

 

Febre

Tosse

Falta de ar e dificuldade para respirar

Problemas gástricos

Diarreia

Casos graves

Pneumonia

Síndrome respiratório agudo severo

Insuficiência renal

 

Dsemt orienta funcionários

 

A cooperativa vem usando todas as formas de comunicação para orientar os funcionários sobre os cuidados para evitar a contaminação do coronavírus. A equipe do Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho (Dsemt) reforça algumas delas:

-Procure conviver somente com as pessoas que moram na sua casa;

-Proteja crianças, idosos e pessoas de grupos de risco, mantendo a distância recomendada;

-Não compartilhe talheres, chimarrão, tereré e narguilé;

-Se precisar sair de casa para farmácia ou supermercado redobre os cuidados;

-Use máscara;

-Mantenha a distância e use álcool em gel;

-Evite aglomerações;

-Evite compartilhar materiais de escritório e objetos de uso pessoal;

-Ao tossir ou espirrar, proteja-se com o braço;

-Evite levar as mãos ao rosto;

-Se tiver febre alta acima de 37,8 ℃, tosse seca ou falta de ar, procure uma unidade de saúde;

-Lave as mãos com água e sabão e use álcool em gel;

-Siga as instruções dos profissionais de saúde;

-Mantenha a residência higienizada e arejada;

-A indústria tomou todas as medidas de segurança para manter o ambiente limpo e desinfetado.