Topo

AGRICULTURA DE PRECISÃO: Correção na medida certa

Publicado em 12/05/2020

 

Uniformidade nas lavouras e aumento de produtividade são as principais vantagens do serviço

 

O intervalo entre a colheita de inverno e o plantio da safra de verão é o período ideal para o produtor se planejar e solicitar junto à C.Vale os serviços de agricultura de precisão. Os associados que utilizaram a ferramenta conseguiram melhorar seus resultados no cultivo de grãos, evitando aplicações de fertilizantes em excesso ou inferior ao necessário nos diferentes talhões da lavoura.

Seguindo as orientações do engenheiro agrônomo Alexandre Garcez, o associado da C.Vale Almir Carlos Kuki realizou, após a colheita do milho safrinha de 2019,  a amostragem de solo em 26,6 hectares (11 alqueires) da propriedade da família, localizada na linha Palmital, em Palotina (PR). Segundo ele, mesmo usando cama de aviário, a área apresentava manchas desparelhas que afetavam a produtividade. Na sequência, aplicou corretivos de taxa variável de acordo com a necessidade apontada pelos mapas. Ele conta que os benefícios já apareceram na colheita da soja deste ano. “O clima colaborou bastante, mas após o serviço de agricultura de precisão a lavoura ficou totalmente uniforme. Conseguimos colher uma média de 75 sacas/hectare. Resultado bastante expressivo em comparação as médias de anos anteriores que variava entre 45 e 50 sacas/hectare”, comparou Kuki. O produtor relevou também que correção do solo minimizou os efeitos da falta de chuvas na plantação de milho safrinha, entre os meses de março e abril.

De acordo com Rafhael Crema, responsável pela agricultura de precisão na C.Vale, mesmo que as janelas entre colheita e plantio estejam cada vez mais curtas é importante que o produtor faça o agendamento para obtenção de amostras, visando o plantio seguinte. “Com as informações sobre as condições do solo, o produtor pode se planejar para aplicar os corretivos na medida exata da necessidade de cada talhão”, finaliza.

 

Agricultura de Precisão C.Vale

250 mil hectares mapeados desde 2013

Custo médio do serviço: 0,8 saca/hectare

Produtividade 22% superior as médias estaduais

Fotos