Topo

UNIDADES C.VALE: São Luiz Gonzaga, terra de tradições

Publicado em 29/08/2019

Município do RS, tem mais de 300 anos de história

Um município marcado pelas disputas territoriais, pela cultura e pela forte herança indígena. A história de São Luiz Gonzaga, no noroeste gaúcho, está estreitamente vinculada à presença de tribos indígenas e aos padres jesuítas que chegaram à região para catequizá-los a partir do século XVII. Situado próximo à fronteira com a Argentina, seu território foi disputado por Espanha e Portugal. É desta época o surgimento de Sepé Tiaraju, guerreiro indígena que lutou contra espanhóis e portugueses.

 

Missionários jesuítas deixaram forte contribuição na religião, na arquitetura e na literatura. Ao longo de seus mais de 300 anos de história, São Luiz Gonzaga também foi palco da Guerra dos Farrapos e do início da marcha do líder comunista Luiz Carlos Prestes pelo Brasil na década de 1920.

O município tem forte personalidade na cultura, sendo a terra natal de ícones da música como Jaime Caetano Braun, Noel Guarani e Pedro Ortaça. Essa característica levou a Assembleia Legislativa gaúcha a aprovar lei, em 2012, declarando São Luiz Gonzaga “capital estadual da música missioneira”. O culto às tradições não esmorece com o passar do tempo e é muito comum ver-se grande número de moradores andando pilchados pelas ruas.

A economia do município começou com a exploração da erva-mate, mais tarde trigo, milho e soja.

A C.Vale atua em São Luiz Gonzaga desde 2015 e, atualmente, conta com 16 funcionários.