C.Vale

Demonstrações Financeiras 2012

Palavra do Presidente

Excelência, nosso desafio para os próximos 50 anos

Vitória que tem mais valor é aquela conquistada a muito custo. Ao analisar os resultados obtidos em 2012 pela C.Vale, sentimos a alegria dos que alcançam uma grande conquista. Enfrentamos uma redução de 23,94%, em relação a 2011 no recebimento de produção devido à estiagem durante a safra de verão e dificuldades na avicultura e suinocultura causadas pelo aumento dos custos. Mesmo assim, fechamos o ano com faturamento de R$ 3,23 bilhões, o que significou 17,66% a mais que em 2011, e o que é ainda melhor: com sobras a distribuir. Nossos associados também sofreram com a quebra de produção, não conseguiram aproveitar a alta histórica dos preços da soja, mas, felizmente, a maioria reequilibrou suas contas com os bons resultados do milho safrinha. Em resumo, nosso desempenho em 2012 foi como o de um time de futebol que começa a decisão do campeonato perdendo, mas vira o jogo e conquista o título.

Fora da porteira, o agronegócio pode se considerar vitorioso com a conclusão da votação do Novo Código Florestal pelo Congresso Nacional. Embora o texto não tenha ficado o ideal, houve avanços significativos com a definição de regras ambientais mais claras, o que traz tranquilidade ao produtor.

O ano de 2013 será altamente simbólico para a C.Vale e começa com a consolidação de produtividades dentro da normalidade na safra de verão e preços acima da média. É o ano do cinquentenário da cooperativa. Uma data com tamanha importância será marcada por diversos eventos que nossos associados vão conhecer ao longo do ano. Para nós, 2013 marca o início de uma nova era. A C.Vale começa a colocar em prática novas ferramentas de gestão para tornar a cooperativa ainda mais competitiva em um mercado globalizado. Nosso desafio é preparar a C.Vale para os próximos 50 anos. Para isso, vamos revitalizar nosso Plano de Modernização a fim de garantir que a cooperativa seja capaz de seguir seu processo de industrialização, gerando novas oportunidades de renda e emprego. No curto prazo, vamos investir em nossas estruturas de recebimento de grãos, na melhoria da rede de supermercados e na ampliação da produção de frangos para 400 mil aves/dia até o final de 2013.

Em 1963, 24 pioneiros deram origem a uma cooperativa que, 50 anos depois, reúne quase 14 mil associados e mais de 5.600 funcionários. Nosso desafio para as próximas cinco décadas é multiplicar esses números e os benefícios que a cooperativa gera. Para isso, precisamos ir além de nossos limites, empregando todo o talento e persistência de que dispomos. Quem quer chegar longe precisa aprender com a experiência dos mais antigos, ter ousadia para sonhar e pés no chão para realizar. E o mais importante: precisa fazer mais e melhor se quiser se diferenciar no mercado. Por isso, nosso desafio é a excelência. Para a C.Vale, a excelência amplia horizontes. E é com um novo horizonte bem mais amplo que queremos chegar aos 100 anos.

Alfredo Lang
Diretor- Presidente

C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br