C.Vale

Demonstrações Financeiras 2011

Palavra do Presidente

Superação, a energia que nos move

Superar limites é o maior desafio do ser humano. Em 2011, esse também foi o maior desafio da C.Vale. O ano começou com produtividades razoáveis e soja valorizada, indicando boa rentabilidade. Mas veio o inverno e, com ele, as geadas que provocaram grandes perdas no milho safrinha e no trigo. Mesmo com os problemas causados pelo clima, recebemos o expressivo volume de 2,53 milhões de toneladas de produtos.

Outro grande problema que enfrentamos em 2011 foi o incêndio em nosso abatedouro de frangos, que provocou danos de aproximadamente R$ 50 milhões. Embora houvesse cobertura de seguro, os transtornos foram extraordinariamente grandes, considerando-se a estrutura necessária para sustentar a produção e a industrialização de 332 mil frangos/dia à época do incêndio.

Apesar da gravidade desses dois problemas – geadas e incêndio –, a C.Vale conseguiu elevar seu faturamento em 15,93%, totalizando R$ 2,79 bilhões. E, melhor ainda, concluímos 2011 com sobras ainda maiores que as do ano anterior. Um feito que pode ser resumido por uma expressão: capacidade de superação. Associados, diretores, conselheiros e funcionários foram além de seus limites e conseguiram manter a trajetória de crescimento que a C.Vale vem trilhando.

O ano de 2011 também exigiu do sistema cooperativista habilidade para articulação política. Através da Ocepar, levamos nossos pleitos aos parlamentares federais e conseguimos a aprovação do Código Florestal na Câmara dos Deputados e no Senado. Agora, vamos para a última etapa de nossa luta para que o texto seja sancionado e o Brasil tenha uma legislação ambiental melhor que a atual, mesmo não sendo a ideal para o setor, mas, com certeza mais adequada às necessidades da produção de alimentos.

Outro ponto em que houve avanços, em 2011, foi na forma com que nossos associados gerenciaram seus negócios. Mesmo com a valorização da soja e do milho, a grande maioria foi cautelosa nos gastos, investindo no que fosse prioritário e desse maior retorno. Assim deve ser. Decidir com base na razão, agir com a força do entusiasmo.

Em 2012, vamos concentrar investimentos no aumento da capacidade de secagem e armazenagem de cereais, na ampliação de nossa rede de supermercados e na modernização de nossa sede administrativa. O objetivo é agilizar o recebimento de safra e atender melhor aos nossos associados e clientes. O desafio a que nos propomos é chegar ao ano de nosso cinquentenário, em 2013, com a competividade, a diversificação de negócios e a capacidade de superação que se exige de uma empresa globalizada.

Alfredo Lang
Diretor- Presidente

C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br