C.Vale

Demonstrações Financeiras 2010

Mensagem da Diretoria

O ano de 2010 foi proveitoso para a C.Vale apesar de um conjunto de problemas ter afetado o agronegócio. Os associados colheram uma das melhores safras de soja, milho e trigo de sua história e entregaram à cooperativa o volume recorde de 2,52 milhões de toneladas de grãos, ou seja, 42 milhões de sacas, volume 60,3% maior que o de 2009. Teria sido um ano de extraordinários resultados não fossem os problemas com o câmbio, o alto custo dos fretes e os baixos preços dos grãos no primeiro semestre. Este último fator, aliás, limitou os ganhos dos produtores e também o faturamento da cooperativa. Mesmo assim, a C.Vale conseguiu ampliar as suas vendas em 16,53% ao fechar 2010 com uma receita bruta de R$ 2,4 bilhões. Ao mesmo tempo, concluímos o ano com sobras para os associados. A propósito, merece registro o fato de que 41% do retorno teve origem na atividade avícola, um indicativo do acerto dos investimentos na industrialização.

Ao longo de 2010 investimos pesadamente na melhoria de nossa estrutura de recepção, processamento e armazenagem. E vamos continuar a fazê-lo em 2011 para agilizar o recebimento de produção e ampliar nossa capacidade de estocagem de grãos. Nossos investimentos nesta área poderiam ser maiores que os atuais se tivéssemos linhas de crédito em condições mais favoráveis. Esta é uma necessidade que precisa de atenção do novo governo federal. Da mesma forma, esperamos que a presidente Dilma Roussef tenha sensibilidade e visão de futuro para melhorar o sistema de transporte e os portos a fim de reduzir os custos do agronegócio. Essa medida, aliada a uma melhoria nas taxas de câmbio, significaria mais competitividade para o Brasil e mais renda para os produtores.

No balanço de 2010 não poderíamos deixar de mencionar o empenho do deputado Aldo Rebelo e do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, Moacir Micheletto, para a aprovação do relatório sobre o Código Florestal. Embora não tenha sido o ideal, o relatório significou um grande avanço em relação à legislação atualmente em vigor. Essa conquista precisa ser confirmada em definitivo em 2011 pelo plenário do Congresso Nacional. Para isso, a C.Vale vai se mobilizar, a exemplo do que fizemos nos últimos dois anos.

Estamos começando um novo ano de forma bastante promissora. A safra de verão chega ao final com ótimas perspectivas de produtividade e tendência de preços bastante remuneradores, o que é muito bom para confirmar a recuperação econômica dos produtores. No entanto, é preciso cautela com os investimentos porque, historicamente, os preços dos insumos sobem após boas safras. A estratégia da ousadia com os pés no chão é o que a C.Vale vem seguindo e está garantindo bons resultados aos associados. Vamos manter essa estratégia para aproveitar as oportunidades de negócios de um Brasil que cresce com solidez e ampliar mercados em todo o mundo, apostando na qualidade diferenciada de nossos produtos. Esse é o nosso passaporte para um futuro mais promissor.

Alfredo Lang
Diretor- Presidente

C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br