C.Vale

Demonstrações Financeiras 2009

Mensagem da Diretoria

Superação. Essa é a melhor definição para o desempenho da C.Vale em 2009. Associados, conselheiros, diretores e funcionários superaram seus próprios limites para fazer com que a cooperativa crescesse em um dos anos mais difíceis da história da economia mundial. A redução da atividade econômica prejudicou a todos, mas o agronegócio sofreu ainda mais devido ao clima desfavorável. Nos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, e Paraguai estiagens afetaram a soja no verão e o milho safrinha enquanto o excesso de chuvas prejudicou o trigo.

Apesar de tudo isso, a C.Vale conseguiu ampliar seu faturamento em 5,92%, fazendo com que a soma das vendas superasse R$ 2 bilhões. Para ajudar os associados a vencer as dificuldades impostas pela crise internacional e pelas quebras de safra, a cooperativa prorrogou dívidas, algo que só foi possível porque nossa política é fazer negócios com segurança e adotar ações preventivas aos primeiros sinais de dificuldades. Essa estratégia preserva a saúde financeira e permite que a C.Vale atravesse as turbulências sem maiores riscos.

O ano de 2009 foi mesmo de lutas. Em conjunto com a Ocepar, a C.Vale defendeu mudanças na legislação ambiental por entender que o produtor rural não pode ser o único responsável pela preservação dos recursos naturais. Se ninguém pode viver sem alimentos, água e ar, cabe à sociedade como um todo assumir a responsabilidade e os custos desta necessidade. Confiamos que nosso alerta venha a sensibilizar as autoridades em 2010, quando será votado o texto do novo Código Ambiental pelo Congresso Nacional.

Os associados também podem comemorar avanços do ano que passou. Colocamos em operação um supermercado em Naviraí, no Mato Grosso do Sul, um empreendimento que servirá de referência para outras lojas que iremos construir no Paraná, começando por Terra Roxa. A maior das conquistas do ano que passou foi a ampliação de nossa área de atuação. Através de um acordo, assumimos 19 unidades de recebimento de grãos da Cooperativa Agrícola Mista do Brasil (Coopermibra), na região centro-oeste do Paraná. Esse negócio nos permitirá ganhar escala de produção e reduzir os custos fixos, o que vai beneficiar todos os associados. Ao mesmo tempo, essa iniciativa prepara as bases para a implantação de uma indústria de esmagamento de soja, ao garantir maior volume de matéria-prima.

O ano de 2010 tem tudo para ser promissor para a C.Vale e seus associados. Com uma boa safra de verão, os cooperados poderão começar a buscar o reequilíbrio financeiro após uma sucessão de perdas causadas pelo clima. A superação da crise econômica internacional voltará a estimular os negócios, o que será bom para produtores e empresas. Para a C.Vale, 2010 será um período para estruturar seus novos negócios no centro-oeste do Paraná. Será um ano para retomar investimentos para que, num futuro breve, possam dar frutos as oportunidades surgidas em meio à crise do ano que passou. Vamos manter a estratégia de crescer vertical e horizontalmente, ou seja, agregar valor e ampliar nossa área de ação. Nosso foco não é superar ninguém, mas superar nossos próprios limites.

Alfredo Lang
Diretor- Presidente

C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br