C.Vale

Demonstrações Financeiras 2008

Mensagem da Diretoria

2008 foi um dos melhores anos da história da C.Vale. Apesar de o clima não ter sido o ideal, os associados entregaram à cooperativa o volume recorde de 1,84 milhão de toneladas de produtos, o que significou 8,45% mais que em 2007. Foram 15,2 milhões de sacas de soja, 12,7 milhões de sacas de milho e 120 mil toneladas de mandioca, as maiores quantidades desses produtos que já entraram nos armazéns da C.Vale em um único ano.

Com os bons preços dos cereais no primeiro semestre, o resultado da produção de volumes tão expressivos poderia ter sido melhor para os associados caso os insumos não tivessem encarecido tanto.

Ainda em 2008 nossos cooperados ampliaram em 23% a produção de frangos, alcançando uma média diária de 273 mil aves. A produção de leite e carne suína também cresceu.

O aumento dos volumes de produção e a valorização dos cereais impulsionaram o faturamento da C.Vale. A soma das vendas da cooperativa, em 2008, foi de R$ 1,94 bilhão, número que representou um incremento de 38% em relação ao ano anterior.

A rentabilidade dos negócios ficou bem abaixo do desejável, mas mesmo assim foi um ano com saldo positivo. Outro aspecto que merece ser destacado é o fato de que os cooperados continuaram apostando na diversificação de atividades, estratégia que ajuda a dar maior estabilidade econômica aos produtores e à cooperativa. Além disso, encerramos o exercício distribuindo sobras aos cooperados, prêmio que coroa um ano especial em que comemoramos os 45 anos de fundação da C.Vale. Marcamos essa data tão significativa presenteando os associados com um show-surpresa do cantor Sérgio Reis.

Em 2009, colocaremos à disposição de grande parte dos associados unidades com estrutura capaz de agilizar a entrega da produção e de permitir a separação de grãos transgênicos dos convencionais. Nesse mesmo segmento, construiremos uma central de armazenagem com capacidade para receber 1,4 milhão de sacas de grãos. Em outra frente, ampliaremos a estrutura do complexo avícola com o objetivo de aumentar a produção de frangos. São investimentos que somam R$ 148 milhões. Paralelamente, daremos continuidade à expansão de nossa área de atuação, aproveitando as oportunidades que surgirem. 

Para um ano que se inicia sob a influência de uma crise financeira e econômica, nossa estratégia será a cautela. É dela que precisarão nossos associados, especialmente aqueles que tiveram suas lavouras prejudicadas pela estiagem do final de 2008. A C.Vale, assim como em inúmeros outros casos, vai defender os associados, reivindicando ao governo federal a implantação de mecanismos que garantam não só a cobertura das despesas, mas a renda dos produtores. A estratégia da C.Vale frente à crise também será a cautela. Vamos adiar despesas não-prioritárias e avaliar criteriosamente cada investimento, sem jamais abrir mão da qualidade de nossos produtos e serviços. É ela que pode nos assegurar um diferencial competitivo e nos permitir aproveitar as oportunidades que surgem em meio às crises.

Alfredo Lang
Diretor- Presidente

C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br