C.Vale

Demonstrações Financeiras 2020

Palavra do Presidente

DESEMPENHO HISTÓRICO EM ANO DE PANDEMIA

No ano em que a pandemia afetou fortemente as atividades produtivas no mundo todo, o agronegócio conseguiu um desempenho surpreendente e ajudou a aliviar os efeitos econômicos e sociais do coronavírus. A alta do dólar impulsionou as exportações do segmento e acabou contribuindo para a geração de renda aos produtores, empregos e tributos.

A C.Vale alcançou, em 2020, resultados que figuram entre os melhores de sua história. O faturamento da cooperativa superou em 37,47% o do ano anterior, chegando a R$ 12,27 bilhões. As sobras também somaram volumes bastante expressivos. Os resultados foram impulsionados pela taxa de câmbio, que tornou mais atrativas as exportações de grãos e carnes. A disparada do dólar fez com que as vendas, principalmente de soja e carne de frango, deixassem bons níveis de rentabilidade.

O bom desempenho econômico da C.Vale também veio acompanhado de um grande benefício. A cooperativa criou 1.191 novos empregos num ano em que a maioria das empresas foi forçada a reduzir postos de trabalho devido à pandemia. Outras 880 novas vagas foram geradas pela Plusval, através do frigorífico que colocamos em operação em Umuarama. Avançamos também na área de grãos, com a incorporação da cooperativa paranaense Agropar, e no segmento de varejo, com investimentos num hipermercado no Paraná e num supermercado em Mato Grosso. Além disso, assinamos um protocolo para construção de uma indústria esmagadora de soja. Com isso, daremos continuidade ao processo de agroindustrialização para ganhar mais competitividade e gerar benefícios econômicos e sociais. Essa estratégia, aliás, será reforçada pela ampliação da produção de frangos e peixes.

Em 2021, esperamos que as vacinas ponham fim à pandemia para que o país volte à normalidade. A esse propósito, a C.Vale investiu mais de R$ 30 milhões, em 2020, em ações de prevenção e combate à doença nas suas unidades e junto às comunidades onde atua. Controlar a pandemia é o primeiro passo para que o setor produtivo nacional consiga retomar investimentos, criar oportunidades de renda e emprego de que milhões de brasileiros necessitam. O agronegócio está dando grande contribuição para amenizar os efeitos da pandemia, mas tem potencial para ajudar a recolocar o Brasil na trilha do crescimento.

Alfredo Lang
Diretor Presidente

C.Vale

C.Vale - Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina - PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br