C.Vale

Demonstrações Financeiras 2017

Palavra do Presidente

INVESTIMENTOS EM TEMPOS DE CRISE

O agronegócio não conseguiu repetir, em 2017, o bom desempenho dos quatro anos anteriores. Se, por um lado, a produção nacional de grãos foi recorde, por outro, a grande oferta de soja e milho, e a taxa de câmbio menos atrativa derrubaram os preços desses produtos. A soma desses dois fatores foi o travamento da comercialização dos grãos, que trouxe impacto direto sobre o faturamento das empresas do setor. A C.Vale também foi afetada e não conseguiu manter os níveis de crescimento que vinha obtendo por mais de duas décadas. Fechamos o ano de 2017 com receita total de R$ 6,9 bilhões, o que representou alta de 1,22% sobre o ano anterior.

No entanto, mesmo em um ano difícil por essa característica particular do agronegócio e também pela recessão econômica, conseguimos importantes conquistas. Recebemos o volume recorde de 4,1 milhões de toneladas de grãos e ampliamos em mais de 5% o número de associados, chegando a 19.795 cooperados. São indicativos que apenas empresas financeiramente sólidas e em expansão conseguem.

A propósito, foi a boa condição financeira que permitiu à C.Vale ampliar suas atividades num ano em que a quase totalidade das empresas optou por deixar os planos de investimento na gaveta. Ampliamos nossa produção de frangos de 440 mil para 530 mil aves/dia, numa demonstração da confiança dos produtores na rentabilidade de um negócio alicerçado em inovações tecnológicas que vêm garantindo a competitividade da cooperativa neste segmento. Nossa maior conquista, no entanto, foi a construção e o início das operações do abatedouro de peixes. Investimos R$ 110 milhões na criação de um novo sistema de integração que vai servir como mais uma opção de renda aos associados. Além desse benefício, geramos 1.290 novos postos de trabalho em 2017, ano em que muitas empresas cortaram empregos para sobreviver ou não resistiram à recessão.

Esses investimentos mostram a importância de se conduzir uma cooperativa seguindo os conceitos do profissionalismo e da eficiência. Nosso foco é a agroindustrialização e nossos negócios precisam ser rentáveis. É assim que uma empresa resiste aos solavancos da economia, é assim que se cresce e se gera renda e benefícios sociais.

Alfredo Lang
Diretor Presidente

C.Vale

C.Vale - Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina - PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br