C.Vale

Demonstrações Financeiras 2016

Palavra do Presidente

O MILAGRE DO CRESCIMENTO

Se em 2015 o desempenho da economia brasileira trouxe grandes dificuldades para as empresas, o agravamento da instabilidade política e o aprofundamento da recessão impuseram sacrifícios ainda maiores em 2016. A queda do nível de renda, o aumento do desemprego e a paralisação dos investimentos derrubaram ainda mais o consumo. A alternativa de utilizar o mercado externo para compensar a fraqueza das vendas no mercado interno também se mostrou uma tarefa complicada na medida em que a taxa de câmbio foi atrativa apenas no primeiro semestre. Para complicar ainda mais, enfrentamos quebras regionalizadas de safras e a alta dos custos da produção de carnes. Diante de tantas dificuldades, um desempenho positivo seria um milagre. Para a C.Vale, o milagre teve o nome de estratégia. Conseguimos elevar nosso faturamento em 24%, chegando a R$ 6,8 bilhões em 2016. Esse desempenho foi possível, em grande parte, pela decisão de ampliarmos nossa área de atuação para o Rio Grande do Sul. Recebemos dos produtores gaúchos 6,75 milhões de sacas de soja, o que compensou as perdas por problemas climáticos. Além disso, o fato de atuarmos com uma gama diversificada de produtos – soja, milho, trigo, frangos, leite, suínos, mandioca e insumos – nos permite amenizar dificuldades em um segmento com ganhos em outros.

A diversificação de atividades e agroindustrialização são os pilares da sustentabilidade da C.Vale. Esta é a fórmula que permite à cooperativa crescer num ambiente em que muitas empresas desaparecem por não conseguirem suportar dificuldades da economia. A boa saúde financeira da cooperativa interessa, e muito, ao associado porque representa segurança para seus negócios.

Em um ambiente político tão conturbado e com o crédito caro demais, os investimentos vão ficar em compasso de espera. Para 2017, o único grande investimento da C.Vale será a construção de um frigorífico para peixes, para o qual tomamos recursos há bastante tempo, com juros que permitem a viabilidade econômica do empreendimento. Diante de um cenário adverso é preciso ser cauteloso e ter foco muito bem definido para se manter competitivo e reagir o mais rapidamente possível assim que começar a retomada do crescimento.

Alfredo Lang
Diretor Presidente

C.Vale

C.Vale - Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br