C.Vale

Demonstrações Financeiras 2015

Palavra do Presidente

Conquistas e desafios em ambiente de crise

Vencer em meio a turbulências valoriza conquistas. As dificuldades da economia brasileira e mundial não impediram que a C.Vale e seus associados conseguissem resultados expressivos em 2015. Impulsionada por boas safras de grãos, a cooperativa cresceu 18%, fechando o ano com faturamento de R$ 5,5 bilhões. Para esse resultado, a alta do dólar teve papel decisivo ao valorizar a soja e o milho num ano em que os preços agrícolas deveriam cair devido ao aumento da oferta. A disparada da moeda norte-americana também beneficiou o segmento carnes na medida em que melhorou os ganhos com as exportações de frangos e suínos. Assim, tanto a cooperativa quanto os produtores conseguiram bons resultados e impulsionaram a balança comercial brasileira, minimizando o desempenho negativo da economia em 2015. .

Para a C.Vale, o ano que passou foi bom não apenas pelo crescimento da receita. A cooperativa deu um passo estratégico ao ampliar sua área de atuação para o Rio Grande do Sul após aquisição da cerealista Marasca. Esse negócio vai surtir efeito já a partir de 2016, com a ampliação do recebimento de grãos e das vendas de insumos. Uma conquista assim em um ano economicamente tão complicado mostra o quanto é importante estar capitalizado para aproveitar oportunidades.

A C.Vale vai se concentrar, em 2016, na construção de um frigorífico para peixes e na melhoria de suas estruturas para recebimento de grãos. Queremos diversificar ainda mais nossos negócios criando novas fontes de renda aos associados e agilizando a entrega das safras pelos cooperados.

Crises representam desafios. Elas exigem maior cautela para identificar pontos em que podemos economizar no curto prazo sem comprometer a produtividade e rentabilidade futuras. Elas exigem também capacidade de adaptação para nos ajustarmos às novas condições do mercado e sairmos na frente assim que a economia voltar a crescer.

Alfredo Lang
Diretor Presidente

C.Vale

C.Vale - Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br