C.Vale

Demonstrações Financeiras 2014

Palavra do Presidente

Superação, fórmula para vitórias

Vitória com gosto de superação. Assim é que se pode definir o desempenho da C.Vale em 2014. Mesmo com as dificuldades na economia brasileira e mundial, a cooperativa cresceu 11,20% e faturou R$ 4,64 bilhões. O resultado líquido foi 13,52% superior ao de 2013. Considerando-se que os preços dos grãos, em 2014, se mantiveram em patamares inferiores aos do ano anterior, esses dois indicadores comprovam o alto nível de competitividade e o acerto da estratégia de diversificação de atividades da C.Vale.

O bom desempenho econômico da cooperativa veio acompanhado de três importantes conquistas. A primeira delas foi a consolidação da incorporação da Coopermibra, uma medida que nos permitiu ampliar a área de atuação. Outro avanço foi a implantação do sistema ERP SAP, uma ferramenta de gerenciamento que ainda está passando por ajustes, mas que nos dará mais segurança e controle mais apurado sobre nossos negócios por muitas décadas. Conseguimos, ainda, concluir a maior parte das obras para agilizar o recebimento e o beneficiamento de grãos em nossas unidades, com o maior investimento da história da cooperativa neste segmento em um único ano.

A partir de 2015 a C.Vale vai retomar o foco na agroindustrialização. Daremos início a uma nova etapa de diversificação de atividades com cinco projetos de investimentos. Vamos desenvolver projetos para industrialização de peixes, soja e milho, e para aumento do abate de frangos. Também vamos ampliar o sistema de integração de suínos, com a construção de um frigorífico pela Frimesa, da qual somos sócios.

Os investimentos serão feitos com cautela e planejamento, características que têm marcado a gestão da C.Vale há 20 anos. Temos consciência de que, em 2015, com a desvalorização dos grãos, juros em alta e medidas de ajuste na economia, as dificuldades serão grandes. Por isso, os investimentos serão precedidos de estudos aprofundados para que cada novo passo seja dado com segurança, procedimento que também deve ser seguido pelo nosso associado. A crise não nos intimida. Ela nos desafia. E quem se prepara bem nas crises, colhe resultados na prosperidade.

Alfredo Lang
Diretor Presidente

C.Vale

C.Vale - Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br