Topo

Vendedor: Negociando soluções

Publicado em 15/07/2019

C.Vale conta com uma equipe de 224 vendedores de peças, acessórios, farmácias veterinárias, insumos, máquinas e implementos. Com foco na necessidade do associado, eles ocupam uma função estratégica

 “Nada acontece até que uma venda seja feita”. A expressão de Arthur Red Motley, de 1946, credita aos vendedores a sua importância para empresas e consumidores. Considerada uma das profissões mais antigas da história, na C.Vale o vendedor faz a ligação entre a produção e a distribuição de produtos e serviços até o consumidor final.

Para cumprir com eficiência essa importantíssima função, a cooperativa conta com 224 vendedores, distribuídos nas suas 150 unidades de negócios. Com foco na necessidade do associado, cabe ao profissional dessa área conhecer minuciosamente o produto que está vendendo, saber de cada detalhe e especificação, para orientar o cliente na melhor compra. A Revista Você Vale selecionou quatro linhas de atuação para exemplificar a função do comprador na empresa.

Máquinas e Implementos

Estar atualizado e bem informado sobre tudo que se passa com as máquinas e implementos que está vendendo é a estratégia utilizada por João Pedro Moraes de Melo. Vendedor externo em Palotina, está em constante contato com associados de sete unidades da cooperativa da região oeste do Paraná.

“É preciso ter olho clínico, conhecer o perfil do cliente, suas necessidades, o seu verdadeiro gosto para apresentar aquilo que espera”, pontua. Para ele, mesmo que o cliente não faça a compra de imediato, é importante atendê-lo bem e com segurança, para fortalecer a marca. “Essa atitude fará com que retorne o contato posteriormente”, explica João Pedro.

Peças e Acessórios

Edygildo Felix Tesser é o vendedor com mais tempo de casa na C.Vale. Desde 1988 atua no balcão de peças e acessórios da unidade de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina. Tesser conta que o bom atendimento, o conhecimento dos produtos comercializados e a atenção às necessidades do associado são requisitos fundamentais para que a função seja exercida de modo eficaz. “Temos que dar tranquilidade e satisfação ao nosso cliente, atendendo prontamente a sua necessidade”, conta o vendedor, que contribuiu com a formação de vários colegas de função.

Farmácia Veterinária

Controlar estoques, fomentar campanhas e traçar estratégias pessoais para o cumprimento de metas estão entre as atribuições diárias de Thiago de Oliveira da Silva. Vendedor da farmácia veterinária da unidade do Bairro Catarinense, em Francisco Alves (PR), ele diz que conhecer a realidade do associado e personalizar o atendimento é o que motiva a desempenhar a função. “Estou para servir ao nosso associado. Temos que estar atentos às suas necessidades, seja ela com medicamentos, vacinas, rações, sementes para pastagem e tudo mais que ele precisar para a sua produção animal.”

Departamento de Insumos

Em Campina da Lagoa, região centro-oeste do Paraná, Cleber Ramos Ferreira é o responsável pelas vendas de insumos da unidade. Além de conhecer rigorosamente o portfólio de agroquímicos, fertilizantes e sementes comercializados pela cooperativa, ele assegura que os produtos cheguem ao associado com o máximo padrão de qualidade e prazo estabelecido. “Nosso foco está na satisfação das necessidades do cooperado. Por isso, procuramos sempre nos antecipar para garantir o sucesso de suas atividades. O bom atendimento preserva o resultado do produtor e da organização”, complementa Ferreira.