Topo

PERFIL DO COOPERADO: Tecnologia e prosperidade

Publicado em 23/11/2020

Família Dallago é referência na produção de grãos no centro-norte do Paraná

 

Doutor Camargo é uma cidade com pouco mais de cinco mil habitantes às margens do Rio Ivaí, na região centro-norte do Paraná. Em meio a belas paisagens formadas por lavouras de soja, milho e trigo, encontra-se o sítio Irmãos Dallago. Quem chega à propriedade logo se impressiona com a estrutura e o capricho da família, composta por dez pessoas. A propriedade de 484 hectares possui quatro casas e dois barracões onde são guardados máquinas e implementos utilizados nas atividades de campo. Hoje, os trabalhos são conduzidos pelos primos Luiz e Paulo, filhos dos irmãos Otávio e Antônio, pioneiros do município, fundado em 1964.

 

Associados da C.Vale desde meados de 2009, os Dallago são referências em tecnologia e produtividade. Mesmo estando numa região reconhecida pela fertilidade de suas terras, nos últimos anos Luiz e Otávio investiram no perfil de solo da propriedade. “A terra pode até ser fértil, mas de nada adianta se não fizermos o manejo da maneira correta”, pontua Luiz, ao revelar que, nos últimos anos, tem investido no consórcio milho-braquiária em 100% da propriedade. Após a colheita do milho safrinha, 30% da propriedade são destinados à produção de trigo como forma de rotação de cultura.

 

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

“Não tem nada mais gratificante do que chegar num lugar e ser atendido por uma equipe alinhada com as nossas necessidades.” O comentário de Paulo Dallago reflete a satisfação com os serviços prestados pela aérea técnica e funcionários da unidade de Doutor Camargo. A confiança nos produtos e serviços oferecidos pela cooperativa motivou Paulo e Luiz  a contratar a agricultura de precisão da C.Vale. “Começamos em meados de 2019, quando fizemos o mapeamento de toda a propriedade, e corrigimos 50% área com taxa variável. O restante, concluímos após a colheita do milho safrinha”, explica Paulo. “Todo esse trabalho de rotação de cultura e correção do solo tem o objetivo de chegar à produtividade de 82 sacas/hectare de soja e 165 sacas/hectare de milho safrinha.

 

 

Raio X Família Dallago

Doutor Camargo (PR) 

Área: 484 hectares

 

Milho safrinha

Produtividade 2019: 130 sacas/hectare

Produtividade 2020: 117sacas/hectare (-10%)

Custo produção 2019: 74 sacas/hectare

Custo produção 2020: 61 sacas/hectare (-17%)

 

Soja

Produtividade 2020: 67sacas/hectare

Custo produção 2020:24 sacas/hectare

 

Agricultura de precisão

Mapeamento e correção 100%

 

Consórcio milho-braquiária

100% da área

Fotos