Topo

Encontro estadual: 2019, o ano de superação

Publicado em 10/12/2019

Cooperativas do Paraná cresceram mesmo com efeitos do clima desfavorável 

 

As cooperativas paranaenses apresentaram bom desempenho em 2019 apesar de problemas climáticos tanto no verão quanto no inverno. Faturamento e sobras cresceram e o número de associados e funcionários também aumentou. “O ano de 2019 foi positivo, nos mantivemos firmes na estratégia de investimento e busca de novos mercados”, disse o presidente da Organização das Cooperativas do Paraná, José Roberto Ricken. Ao participar de encontro em Medianeira, no dia 6 de dezembro, ele revelou que as cooperativas vão ampliar investimentos em 2020 para atender a demanda mundial por alimentos. Segundo ele, um dos caminhos para aproveitar oportunidades é investir em qualidade. “A condição de área livre de aftosa sem vacinação e a segregação do Paraná do grupo de 14 estados sem peste suína clássica são medidas importantes para a conquista de mais espaço para nossas carnes no mercado mundial”, sustentou.
 
Ele fez essa referência devido ao fato de a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ter assinado, durante o encontro, instrução normativa que, na prática, permite ao estado reivindicar sozinho a condição de área livre da febre aftosa sem vacinação. A medida pode impulsionar as vendas de carnes produzidas no estado. O Paraná faz parte da região Sul, que responde por 95% das exportações de carne suína do Brasil. 
Ricken, porém, manifestou preocupação com a iniciativa de alguns estados de acabar com a Lei Kandir, o que significaria o retorno da tributação sobre as exportações. Ele defendeu investimentos em infraestrutura, com melhorias em portos, ferrovias, rodovias e em energia elétrica. O dirigente entende que o país precisa reduzir os custos com logística para melhorar sua competitividade.