Topo

Qualidade de vida e oportunidade

Publicado em 15/10/2021

Eles deixaram capitais  de estados com mais de 12 milhões de habitantes para morar numa cidade de 32 mil pessoas

João Henrique Henequin de Oliveira e Fábio Cândido da Silva, têm duas coisas em comum: ambos trabalhavam em multinacionais e deixaram capitais de estados para fazer carreira no interior, num município de pouco mais de 32 mil habitantes. João que é gerente de Planejamento Tributário na C.Vale, veio de Curitiba no início de 2020. Já Fábio saiu da grande São Paulo há três meses para trabalhar na mesma área que João, como analista fiscal.

Fábio já conhecia a região oeste do Paraná. A família de seu companheiro John, reside em Assis Chateaubriand. Sempre que vinha passear ficava encantado com a qualidade de vida, segurança e tranquilidade do local. Outra coisa que chamava sua atenção era a imponência da cooperativa no segmento do agronegócio. “Há três anos tentava entrar na C.Vale. Esse desejo se tornou um objetivo de vida”, resume o acadêmico do 7º semestre de Contabilidade.

Traumas curados

Em São Paulo gastava cerca de cinco horas num trânsito caótico e inseguro para ir e retornar do trabalho. “Hoje são 70 minutos de terapia e uma paisagem invejável”, revela o contraste de seu deslocamento de Assis para Palotina. Fábio nasceu e foi criado na maior cidade populacional do Brasil e a quarta do mundo com 12,33 milhões de habitantes. A grandiosidade da selva de pedras também deixou marcas emocionais no novo funcionário da C.Vale. “Fui duas vezes assaltado a mão armada, morava numa gaiola e vivia cansado, estressado. Meus traumas foram curados aqui”, relata. Ele também ficou surpreso com a redução em 70% do seguro do carro.

Outro diferencial apontado por Fábio são as oportunidades de crescimento e qualificação ofertados pela cooperativa. “É uma outra realidade para quem quer fazer carreira. Saí de uma empresa que faturava milhões para entrar numa de bilhões de reais e oportunidades”.

 

Liberdade saudável

João Henrique, de 35 anos, morou por mais de três décadas em Curitiba, na capital paranaense, que tem dois milhões de habitantes. Por muitos anos atuou como consultor tributário numa multinacional. Segundo ele, a oportunidade na cooperativa abriu novos horizontes. “Hoje sou um profissional mais completo. Estou sentado do outro lado da mesa numa grande empresa”, resume.

Casado com a professora Juliana e pais de três meninos, Antônio, de 7 anos, Benjamim, 5, e Vicente de 5 meses, João Henrique revela que a qualidade de vida no interior reestabeleceu a saúde dos filhos. “Antes viviam em condomínio fechado, tinham vários probleminhas respiratórios, alérgicos e com frequência tomavam antibióticos. Hoje brincam e andam de bicicleta na rua, no lago, são livres. O ar daqui é mais leve,  saudável”, constata o pai.

 

 

 

Fotos