Topo

Toque de mulher na suinocultura

Publicado em 18/03/2020

C.Vale cria programa que valoriza a participação feminina em granjas de suínos

Participar das atividades operacionais e da administração da propriedade é um desafio que move muitas mulheres do campo. Várias delas querem ser, também, protagonistas de seu próprio destino, ajudando ativamente o marido nas tarefas da propriedade com o objetivo de concretizar os desejos e sonhos da família. Foi essa necessidade que motivou o Departamento Veterinário da C.Vale a criar o programa “Mulher na Suinocultura”.

Alinhado ao propósito da cooperativa de “Despertar nas pessoas um mundo mais próspero”, o programa fornece capacitações e estratégias de ações que integram e valorizam a participação das mulheres na atividade.

A primeira edição do programa teve 12 participantes, entre proprietárias e funcionárias de unidades de terminação de suínos. Todas elas estiveram envolvidas com trabalhos de organização, manejo e gerenciamento das granjas para melhorar a segurança do alimento que produzem.

Segundo a encarregada de suinocultura Patrícia Martins, a participação feminina proporcionou melhorias expressivas nos resultados de biossegurança, conversão alimentar e ganho de peso diário. “Todas colocaram em prática o que aprenderam nos treinamentos. Tudo foi comprovado por visitas de diagnóstico e avaliação”, explica a encarregada.

Em cerimônia realizada, dia 13 de janeiro, com a presença de familiares, foram premiadas as suinoculturas que ficaram nas primeiras colocações nas categorias evolução e manutenção. As produtoras com melhor desempenho foram Mara Fischer Elert (evolução) e Lorena Zimmer Deimling (manutenção). O evento de encerramento do programa contou com a participação do vice-presidente da C.Vale, Ademar Pedron, do gerente da Divisão de Produção, Armando Lang, e do gerente do Departamento Veterinário, Rafael Weiss.

Devido à motivação das participantes e, principalmente, aos resultados positivos, o programa terá continuidade em 2020.

 

Histórias de superação

Sensações que envolvem tristeza, irritação, falta de prazer e falta de esperança em um futuro melhor eram sentimentos comuns de Lourdes Aparecida de Oliveira, de Assis Chateaubriand (PR) e Tania Boing, de Maripá (PR). Em depoimentos espontâneos e cheios de emoção, elas contaram como o programa desenvolvido pela C.Vale as ajudou a superar a depressão.

“Sempre trabalhei com suínos, mas há dez anos não entrava mais numa granja. Esse programa mexeu comigo. Melhorou minha autoestima e o relacionamento de toda a minha família. Eu me sinto realizada, pronta para cuidar de mim e evoluir ainda mais. Com o programa, eu comecei a viver de novo”, pontuou Lourdes, mãe de três filhos e casada com o associado Ademir de Santos Silva.

“Desde criança estive envolvida com atividades no campo, seja serviço braçal ou até mesmo na administração. Quando a depressão veio, eu caí. Comecei a tomar medicamentos e fiquei um ano longe da atividade. Esse programa da cooperativa me libertou. Voltei a fazer ainda melhor o que eu já fazia antes, que é cuidar da minha propriedade. Posso afirmar, com toda segurança, que hoje me sinto realizada”, complementou Tania, casada com Ervino Boing e mãe de Willian.