C.Vale

Notícias

17/08/2012 | Mês de agosto pode passar sem chuvas no Paraná

O padrão climático marcado por tempo seco, altas temperaturas e baixa umidade do ar na maior parte do Brasil durante todo o mês de agosto muda em setembro. Os efeitos do El Niño começam justamente no período de plantio da safra de verão e devem beneficiar os produtores do Sul e Centro-Oeste. Em Mato Grosso, o fenômeno vai fazer com que as chuvas comecem um pouco mais cedo, em setembro, favorecendo a implantação das lavouras de soja, diz Márcio Custódio, diretor-técnico da Somar Meteorologia. “Não vejo problemas para instalação das culturas de verão”, afirma.
A versão 2012/13 do El Niño deve ser bastante parecida com a de 2006/07, quando o fenômeno teve fraca intensidade. A evolução da Temperatura da Superfície do Mar desde o início deste ano repete a de seis anos atrás, indicando a transição de um La Niña para um El Niño agora no segundo semestre de 2012.  Os dados do início deste ano mostravam que as águas do Pacífico Equatorial estavam quase 1 C abaixo da média, o que motivou a redução das chuvas e a quebra da safra de soja no Sul. Agora, a condição é de neutralidade, mas a tendência é de aquecimento nos próximos meses. “Isso impacta no início das chuvas na primavera”, explica Custódio.
A tendência de aumento das chuvas é unanimidade entre os meteorologistas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta chuvas acima da média entre o sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste e os setores central e norte da região Sul. “O prognóstico é de chuvas acima da média em setembro e outubro”, informa Luiz Renato Lazinski, ligado ao Inmet.
O retorno do El Niño, no entanto, não significa ausência de riscos para a safra de verão no Sul do país. Como o fenômeno vem com pouca força, o clima pode não ser o ideal. “El Niño não é garantia de chuva, mas de menor risco de estiagem”, adverte Márcio Custódio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br