C.Vale

Notícias

23/04/2012 | Vacinação contra febre aftosa começa em maio

Deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade

Inicia no dia 1º de maio a primeira etapa da campanha anual de vacinação contra a febre aftosa, no Paraná. A expectativa da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento) é que sejam imunizadas cerca de 4,3 milhões de cabeças até o dia 31 de maio. De acordo com o gerente do departamento veterinário da C.Vale, Rafael Weiss, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade, inclusive os recém-nascidos. “A partir do dia 1º de maio todas as farmácias veterinárias da C.Vale terão disponíveis as vacinas. O produtor deve ir até a unidade da cooperativa munido de uma caixa de isopor para acondicionar o medicamento.” 
Segundo Weiss, a vacinação dos animais deve ser comprovada pelos produtores, mediante entrega da nota fiscal de compra da vacina e do formulário do comprovante nas unidades veterinárias da Secretaria da Agricultura, até o fim da campanha. As notas fiscais e comprovantes são fornecidos pelas revendas de vacinas. No comprovante de vacinação deve ser relacionada corretamente a quantidade de animais existentes na propriedade e de animais vacinados, por sexo e por idade. A quantidade de animais informada no comprovante será cadastrada na secretaria e deve ser exatamente igual à quantidade existente. O produtor que não vacinar seus animais será multado em R$ 101,84 por cabeça.
O Paraná é considerado área livre de febre aftosa com vacinação desde o ano 2000. A manutenção desse status e o alcance de novas conquistas dependem, entre outras medidas, de altos índices de vacinação nas campanhas de maio e novembro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br