C.Vale

Notícias

13/02/2012 | Cresce infestação por formigas no Oeste do PR

 

Inseto pode causar danos significativos às lavouras

As condições climáticas entre os meses de novembro de 2011 e janeiro de 2012, prejudicaram o desenvolvimento da soja na região. Por outro lado, contribuíram para aumentar a infestação de uma praga que tem causado danos em algumas plantações, a formiga.
De acordo com o supervisor agronômico da C.Vale, Enoir Pellizzaro, é grande a quantidade de ninhos do inseto nas lavouras. Segundo ele, a estiagem contribuiu para a revoada das formigas. “Isso fez com que novos ninhos fossem feitos. É um inseto que se multiplica rapidamente”, declarou.
A espécie que mais causa dor de cabeça ao produtor é a “cortadeira”. Segundo Pellizzaro, além das lavouras, o produtor deve controlar as formigas em pastagens, hortas, beiras de rios e áreas de reserva legal. “A formiga faz uma desfolha bastante grande, semelhante às lagartas que atacam as culturas de milho e soja.”
O supervisor agronômico recomenda o uso de iscas para combater o inseto. “É um método bastante eficaz. O produtor deve ter muito cuidado com a manipulação deste produto. As iscas não podem ser armazenadas com outros defensivos, nem ser tocadas com a mão, pois podem deixar de ser atrativas para as formigas”, finalizou.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br