C.Vale

Notícias

28/03/2011 | C.Vale orienta sobre uso racional da água

Funcionários do abatedouro de aves C.Vale receberam, esta semana, treinamento sobre o uso racional da água e sobre a necessidade de se minimizar a geração de efluentes (dejetos). Eles visitaram a estação de tratamento água e efluentes, no parque industrial da cooperativa, em Palotina. Os funcionários conheceram o sistema de controle da água captada dos poços e do Rio Santa Fé, e foram informados sobre o processo de tratamento de efluentes do abatedouro.

A campanha de conscientização, que serviu para marcar o Dia Mundial da Água (22 de março), foi complementada com a divulgação, em murais, de frases alertando para a necessidade do uso racional da água. Quatrocentos funcionários participaram da campanha.

A C.Vale mantém, desde 2006, um Programa de Uso Racional da Água, o Pura. Com metas de consumo estabelecidas e equipes treinadas, diminuiu o consumo de água no abatedouro. "A economia de água entre 2008 e 2010 seria o suficiente para abastecer diariamente uma cidade de aproximadamente cinco mil habitantes", compara a encarregada da Gestão Ambiental, Kátia Fagnani. Segundo ela, a redução é consequência de ações como o ajuste de vazão, conserto de vazamentos e conscientização do quadro de funcionários.

Além da preocupação com o consumo de água, a cooperativa também trata todos os efluentes (dejetos) gerados no processo industrial. O sistema de tratamento é composto pelo processo de peneiramento, flotadores físico-químicos e lagoas de estabilização. O lançamento dos efluentes é realizado no Arroio Santa Fé. "Nossa filosofia é utilizar os recursos naturais de maneira sustentável e devolvê-los ao meio ambiente em condições iguais ou melhores das que foram tomados originalmente", diz o presidente da C.Vale, Alfredo Lang.

 

Gerentes e funcionários participaram do treinamento

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br