C.Vale

Notícias

24/07/2018 | C.Vale: receitas segmentadas, crises amenizadas

Diversificar as fontes de renda é uma fórmula que pode trazer estabilidade à receita e maior segurança econômica tanto para o produtor rural quanto para uma empresa. A estratégia de "colocar os ovos em várias cestas" se mostra particularmente importante durante os períodos de crise setorial, quando uma atividade sofre o impacto de decisões políticas ou econômicas. É o caso da recessão no Brasil, do embargo da Europa às exportações de carne de frango do Brasil ou do protesto dos caminhoneiros. Com receita fornecida por 15 produtos ou serviços, a C.Vale conseguiu superar momentos críticos gerados pelo bloqueio de rodovias que paralisou ou reduziu negócios em todo o Brasil por dez dias. Para a cooperativa, o principal impacto do protesto foi a paralisação das atividades do complexo agroindustrial por seis dias úteis. O abate e a comercialização de 530 mil frangos/dia e de 50 mil tilápias/dia foram afetados.

Fontes de receitas diversificadas

As receitas geradas por negócios anteriores com soja, milho, insumos e supermercados, entre outros, garantiram a transição até a retomada dos negócios. "É claro que uma empresa sente o impacto da interrupção de atividades que representam de 20 a 25% de seu faturamento. No nosso caso, temos fontes de receitas muito diversificadas que nos garantem as condições para vencer problemas como esses", assegura o presidente da C.Vale, Alfredo Lang.

Lang segue confiante nos benefícios da diversificação de atividades. "É uma fórmula que dá mais trabalho para administrar, mas tem as vantagens de gerar mais renda, criar empregos, arrecadar mais tributos e desenvolver mais as comunidades", interpreta.

Ele prossegue argumentando que manter um nível de receita mais estável é fundamental para empresas que fazem grandes investimentos. "Você consegue planejar e executar melhor os investimentos de longo prazo se o faturamento da empresa não passa por altos e baixos. É por isso que ampliamos nosso leque de negócios nos últimos 23 anos", explica o dirigente. O presidente da C.Vale pondera que essa fórmula não garante imunidade às crises, mas minimiza riscos e reduz os efeitos dos problemas sobre o desempenho da cooperativa.

Parque industrial da C.Vale emprega mais de 5 mil funcionários e abate mais de meio milhão de frangos e 50 mil tilápias por dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br