C.Vale

Notícias

10/05/2018 | SAFRA 2017/18: Bons rendimentos no Centro-Oeste

La Niña garantiu chuvas e soja apresentou altas produtividades

O resultado da safra 2017/18 confirmou que anos sob a influência de La Niña são favoráveis ao cultivo de verão no Centro-Oeste do Brasil. O fenômeno costuma concentrar as chuvas na região e reduzir as precipitações no Sul do país. As lavouras de soja de Mato Grosso apresentaram, em sua grande maioria, altas produtividades, algumas, inclusive, maiores que as da temporada anterior. No município de Cláudia, as chuvas foram constantes e se intensificaram entre 11 e 24 de dezembro, com muitos dias nublados. Casos de antracnose e percevejo exigiram controle, mas sem maiores prejuízos. Alguns produtores tiveram dificuldades para colher devido ao excesso de chuvas em fevereiro, mas, mesmo assim, o rendimento médio ficou em 60 sacas/hectare.

Em Sorriso, com o fim da estação seca ainda em setembro, o plantio foi concluído no final de outubro. Chuvas regulares em novembro e dezembro, uma das mais baixas incidências de pragas e doenças dos últimos anos e a colheita antes das chuvas resultaram em médias entre 60 sacas e 70 sacas/hectare.

No município de Nova Mutum, o retorno mais tardio das chuvas e um período seco e de altas temperaturas entre 15 de dezembro e 10 de janeiro, na fase de enchimento de grãos, impediram que as plantas aproveitassem o grande potencial produtivo. A lagarta falsa medideira e a mosca branca pouco incomodaram. Com esses fatores, o desempenho médio ficou em 58 sacas/hectare, duas ou três sacas a menos que na safra anterior.

 

Mato Grosso do Sul

No estado de Mato Grosso do Sul, as chuvas caíram de forma bastante regular durante a maior parte do ciclo da soja e as pragas foram controladas com facilidade. O tamanduá da soja atacou na fase inicial e o percevejo apresentou baixa incidência. Com isso, o rendimento médio ficou acima de 60 sacas/hectare e chegou até mesmo a superar 65 sacas/hectare entre os associados da C.Vale.

Produtividade média ficou acima de 60 sacas/hectare em MT e MS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br