C.Vale

Notícias

07/05/2018 | Unidades da C.Vale: Dom Pedrito

Um tratado de paz que cessou combates. Quem chega à cidade de Dom Pedrito, na região da Campanha do Rio Grande Sul, se depara com o monumento de dois cavaleiros que simbolizam o episódio que selou o fim da Guerra dos Farrapos, em 1845, entre farroupilhas e o império.

O município, que se limita ao sul, em curta fronteira, com o Departamento de Rivera, Uruguai, foi duramente marcado por "peleias", três conflitos armados: Revolução Farroupilha, Revolução Federalista de 1893 e pela Revolução de 1923. O Tratado de Paz da Revolução Farroupilha ocorreu em Ponche Verde (Dom Pedrito), o que levou a cidade a ter a denominação de Capital da Paz.

Desmembrado de Bagé, o povoamento surgiu com o contrabando. O espanhol, Pedro Ansuateguy, apelidado de Dom Pedrito, organizava esta atividade ilegal, abrindo picadas que deram origem a estradas, daí surgiu o nome do município, emancipando em 1872.

Após a Revolução de 1923, a agropecuária ganhou impulso na região em que predomina o bioma Pampa, que ocupa 60% do Rio Grande do Sul. Com 5.192 quilômetros quadrados, a quinta maior extensão territorial do estado, os produtores do município cultivam 45 mil hectares de arroz e 80 mil hectares de soja.

 

Unidade da C.Vale de Dom Pedrito em áreas de terras baixas do Pampa Gaúcho

A unidade da C.Vale de Dom Pedrito foi incorporada em agosto de 2015 e, atualmente, conta com 16 funcionários. Os associados da cooperativa contam com assistência técnica, fornecimentos de insumos, recebimentos e comercialização de produtos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br