C.Vale

Demonstrações Financeiras 2013

Palavra do Presidente

Desempenho Histórico

Uma data histórica com um desempenho extraordinário. No ano em que completou 50 anos, a C.Vale conseguiu ampliar seu faturamento em 29,55%, totalizando R$ 4,18 bilhões. Esse desempenho foi alavancado pelo expressivo aumento de 45% no recebimento de soja, que ficou bem próximo de 26 milhões de sacas. O bom desempenho das lavouras foi fundamental para impulsionar o crescimento do volume total de produção que entrou nos armazéns da cooperativa. Recebemos o equivalente a 53 milhões de sacas, 21% a mais que em 2012. Para o produtor, a soja deixou uma boa rentabilidade, mas no caso do milho os resultados foram prejudicados pelo excesso de oferta e pelas chuvas, que afetaram a qualidade do grão, pressionando os preços para baixo. É necessário destacar que, nos últimos anos, e particularmente em 2013, os resultados da produção de grãos melhoraram através do incremento de tecnologia, do uso de insumos adequados e da assistência técnica. No caso da C.Vale, também a avicultura deu suporte ao nosso crescimento com a ampliação progressiva do abate rumo aos 400 mil frangos/dia.

No ano histórico em que chegamos ao cinquentenário da cooperativa, inauguramos, em Palotina, nosso primeiro hipermercado. Colocamos em prática o Plano C+ para ajustar a C.Vale às novas ferramentas de gestão e aos novos métodos de trabalho. Queremos uma cooperativa ainda mais competitiva para enfrentar as próximas cinco décadas. E para marcar o encerramento desses primeiros 50 anos, promovemos três shows com o cantor Daniel, uma iniciativa para retribuir a confiança e o comprometimento de nossos associados e funcionários.

Estamos iniciando um novo ciclo com um grande plano de investimentos. Na área avícola, vamos aumentar a automação industrial, uma forma de contornar a carência de mão de obra. A maior parte dos investimentos, no entanto, está concentrada na melhoria de nossas estruturas de recebimento de grãos. Vamos investir pesadamente em secagem e armazenagem de cereais para agilizar o recebimento da produção, concluindo parte dessas obras já para a próxima safrinha de milho. Nossa prioridade é fazer aquilo a que nos propomos quando lançamos o Plano de Modernização, na década de 1990: melhorar o atendimento ao associado. A C.Vale e os produtores estão fazendo a sua parte ao investir em infraestrutura e tecnologia, contribuindo para que o agronegócio brasileiro ganhe cada vez mais importância. Um país que já é líder em vários segmentos do agronegócio tem tudo para se tornar imbatível no momento em que tiver rodovias, ferrovias e portos eficientes.

Alfredo Lang
Diretor Presidente

C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br