C.Vale

Demonstrações Financeiras 2010

Parecer dos Auditores Independentes

Ilmos. Srs.
Membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal da
C.Vale Cooperativa Agroindustrial
PALOTINA - PARANÁ

Examinamos as demonstrações contábeis da C.Vale – Cooperativa Agroindustrial, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2010 e as respectivas demonstrações das sobras ou perdas, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas.

Responsabilidade da administração sobre as demonstrações contábeis

A administração da Cooperativa é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Responsabilidade dos auditores independentes

Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante.

Uma auditoria envolvente a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores e divulgações apresentados nas demonstrações contábeis. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro. Nessas avaliações de risco, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis da Entidade para planejar procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias. Uma auditoria inclui, também, a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administração, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

Opinião

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da C.Vale – Cooperativa Agroindustrial em 31 de dezembro de 2010, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

Ênfase

Conforme descrito nas Notas 15, item "a" e 24, a Cooperativa efetuou o registro do custo atribuído (deemed cost) de Terrenos, Edificações e Dependências, em conformidade com o Pronunciamento Técnico 37 – Adoção Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade, ICPC 10 – Interpretação sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado emitidos pelo CPC, baseada em avaliação efetuada. Da mesma forma, foram modificadas as taxas de depreciação dos bens do ativo imobilizado em virtude da nova vida útil estimada dos mesmos, conforme Pronunciamento Técnico 27 – Ativo Imobilizado. Em conseqüência, em 1º de janeiro de 2009, foi registrada mais-valia dos ativos e foram modificadas as taxas de depreciação dos bens do imobilizado em virtude de nova estimativa de vida útil-econômica destes. Conseqüentemente, em 1º de janeiro de 2009, houve um acréscimo nos bens do imobilizado no montante de R$ 234.899.351,82, tendo como contrapartida a conta Ajuste de Avaliação Patrimonial, no Patrimônio Líquido, correspondente ao registro do custo atribuído. Nossa opinião não contém ressalva relacionada a esse assunto.

Outros assuntos

As demonstrações financeiras da C.Vale – Cooperativa Agroindustrial em 31 de dezembro de 2009, foram por nós auditadas, para as quais foi emitido Parecer dos Auditores Independentes, sem ressalvas, datado de 13 de janeiro de 2010. Estas demonstrações foram ajustadas pela aplicação dos CPCs, emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contáveis (CPC) e reapresentadas para fins de comparação, bem como aquelas relativas a 31 de dezembro de 2008, representando o balanço de abertura de 01 de janeiro de 2009.

Cascavel, 13 de janeiro de 2.011.

Aloisio da Silva
Contador Responsável
CRC - PR Nº 026.526/O-4
Adirley Gasparim
Contador Responsável
CRC - PR Nº 038.192/O-0
CSS Auditores Independentes
CRC - PR Nº 005689/O-5
OCB - PR Nº 618
CVM - PR Nº 10898
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br